Apresentações folclóricas alegram segundo dia do encontro estadual do Peti
Dança folclórica e muita animação marcaram nesta quinta-feira, 17, o segundo dia do Encontro Cultural e Artístico de Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos, que acontece no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), acontece até esta sexta-feira, 18, e integra os jovens através de atividades culturais e artísticas.
O instrutor de arte e cultura de Ilha das Flores, Luiz Fernando, relatou a emoção dos alunos ao apresentar a dança folclórica Pastoril com um grupo de 15 crianças e adolescentes do município. “A apresentação de hoje foi muito bonita, porém percebi que o nervosismo tomou conta dos meninos. Sei que é muito natural, já que essa é a primeira apresentação que eles fazem fora de Ilha das Flores. A minha perspectiva é que as crianças ganhem experiência e se desenvolvam”, relatou.
A adolescente Lorena Carize Pereira, 12 anos, estudante da 6ª série, disse estar muito feliz com a apresentação que realizou. “Hoje me apresentei pela primeira vez em uma competição de dança folclórica. Fiquei muito nervosa, mas gostei da experiência”, destacou. O garoto Rian Barros, de 10 anos, apresentou-se com mais 12 crianças e adolescentes do município Monte Alegre, que compõem o grupo Cavalhada Mirim, do povoado Lagoa do Roçado. “Faço parte do grupo Criança Cidadã e treinei muito para fazer uma apresentação bem bonita. Estou um pouco cansado, mas acho que foi muito legal”, destacou o garoto.
O educador social do Grupo Criança Cidadã, Henrique da Silva Monteiro, explicou a origem da Cavalhada Mirim. “Essa dança folclórica é uma das manifestações que fazem parte do projeto social Resgatando Nossa Cultura, elaborado e executado pelos educadores sociais e socioeducadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil [Peti] do município”, disse. A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Maria de Fátima Leite, avaliou o evento de forma positiva. “Só tenho elogios para fazer sobre o nosso encontro. Esse é o momento que as crianças e adolescentes têm para demonstrar o trabalho realizado e, assim, também poder valorizar a arte que executam”, afirmou.
Desde quarta-feira, 16, crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 55 municípios abrilhantam o encontro através de apresentações musicais, artes marciais, dança folclórica, clássica e moderna, além do projeto ‘Baú de Leitura’. Tudo para despertar na sociedade o sentimento de valorização e respeito pelas crianças e adolescentes, considerando suas potencialidades, habilidades e talentos, fortalecendo sua formação cidadã.
Talentos premiados
Todos os grupos culturais e artísticos que participarem do Encontro Cultural estão sendo premiados com medalhas como forma de incentivo. Os três primeiros colocados de cada categoria recebem brindes especiais para serem utilizados nos programas de Serviço de Convivência dos seus municípios. O evento acontece em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Prefeituras Municipais e Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Apresentações folclóricas alegram segundo dia do encontro estadual do Peti – Fotos: Edinah Mary/Seides