Apresentações de quadrilhas juninas na Rua do Turista encantam público
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Turismo e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), dá continuidade às apresentações das quadrilhas juninas em pontos turísticos de Aracaju. Na terça-feira, 19, a Rua do Turista recebeu mais uma apresentação da quadrilha que recebe o nome do maior homenageado de junho pelo nordeste inteiro, Luiz Gonzaga.
De maneira rápida a Rua do Turista encheu, por conta do horário de almoço, onde muitas pessoas vão aproveitar o ambiente aconchegante e fazer uma boa refeição. Segundo Kátia Lelis, administradora da Rua do Turista, esse é um momento ímpar em seu trabalho. “Estamos promovendo a cultura sergipana quando convidamos os artistas da terrinha para se apresentarem aqui, pois queremos que eles sejam reconhecidos. É muito gratificante para nós, poder mostrar nossas raízes culturais para todo mundo que vem de fora”, afirmou.
As pessoas que estavam ao redor, sentadas ou em pé, admiravam a apresentação feita pela quadrilha que dançava e cantava trechos como “Luiz Gonzaga é a razão da quadrilha do amor”, e até a conhecida “Tá me esperando na janela, aiai”, animando o ambiente.
As turistas Silvanira Oliveira e Iracema Pacheco, do Rio de Janeiro, estavam bastante animadas com o olhar fixado nas cores misturadas que uma autêntica quadrilha junina tem. “Fizemos compras, almoçamos e ainda temos a oportunidade de sentarmos aqui, tranquilamente, para assistir algo tão bonito assim”, comentou dona Silvanira, que logo teve o auxílio da sua amiga Iracema no discurso para dizer “Estamos há 18 dias aqui, mas ficaremos pelo resto do mês. A tranquilidade e segurança que temos aqui, é difícil encontrar por aí, por isso estamos achando tão maravilhoso”.
Quadrilha Junina Luiz Gonzaga
A quadrilha foi fundada em 2003, por Edson Alves, mais conhecido por “Dico”. Ele saiu de Aracaju, onde vive, até Exu, em Pernambuco, cidade natal do compositor popular brasileiro. “Fui pra lá fazer pesquisa sobre a vida de Luiz Gonzaga, e já aproveitei pra pedir autorização aos familiares dele pra fazer esse trabalho sobre a vida e a morte do nosso Rei”, disse o marcador.
Esse ano, a Quadrilha Luiz Gonzaga tem como tema “A magia do Reio do Baião contagiando o São João”, e dança com o chapéu de couro Gibão, que é uma réplica feita pelo próprio estilista de Luiz Gonzaga, Mestre Aprígio do Ouricuri. “Eu até me arrepio só de falar. Dançar e representar o querido Luiz aqui nesse dia só me faz pensar numa coisa: E se ele tivesse vivo para poder ver de perto a tudo isso?”, comentou Edson Alves, minutos antes de começar a apresentação.
Horário de Funcionamento da Rua do Turista:
Segunda a Sexta: Das 8h às 20h
Sábado: Das 8h às 14h
Próxima apresentação:
Terça-feira, 26 de junho, às 10h
- Apresentações de quadrilhas juninas na Rua do Turista encantam público – Trio da Quadrilha Luiz Gonzaga