Aplicação da Prova Brasil em Sergipe vai até dia 20
Prossegue até a próxima terça-feira, 20, a aplicação da segunda edição da Prova Brasil, que avalia o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes de 4ª e 8ª séries de escolas públicas e privadas. Em Sergipe, segundo dados do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), responsável pela coordenação estadual do processo, 51.901 alunos das redes particular, federal, estadual e municipal de ensino realizam a avaliação. A aplicação da Prova Brasil, iniciada no último dia 5 de novembro, ocorre em 620 escolas sergipanas. Da rede pública estadual são 280 escolas.
A Prova Brasil foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para avaliar o desempenho dos alunos e facilitar aos gestores estaduais e municipais a elaboração de políticas para reforçar a aprendizagem dos estudantes. A SEED também está aplicando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a Prova Brasil.
O Saeb é amostral e permite apenas mensurar o desempenho geral das escolas. Participam também do Saeb, os alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, além dos estudantes do 3º ano do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.
Testes
Na Prova Brasil, os estudantes respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. Os alunos também fornecem informações sobre fatores de contexto associados ao desempenho deles. Os professores e diretores das escolas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. Na última avaliação da Prova Brasil (2005) participaram 439 escolas sergipanas, sendo 248 da rede estadual.
Geral
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, calcula que mais de cinco milhões de alunos devem fazer a prova até o dia 20 de novembro.
As notas na Prova Brasil e no Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instrumento de acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]