[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir de terça-feira, 13 de maio, a Aperipê TV exibe a série inédita da TV Brasil ‘Sertão Glauber’. Dividida em oito capítulos, com 30 minutos cada, os programas irão ao ar de terça a sexta-feira a partir das 0h10min. Os documentários contam a história da realização do filme ‘O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro’, de Glauber Rocha, que serão exibidos, com exclusividade, pela emissora pública.

O filme teve seus negativos destruídos em um incêndio há mais de 30 anos e volta restaurado. A história inédita dessa recuperação revela o método de criação de Glauber Rocha, a reconstrução do cenário político e cultural onde o filme foi concebido e revela entrevista inédita de Glauber feita pelo cineasta Martin Scorcese, dividida em três blocos de 10 minutos.

Glauber Rocha é considerado um dos mestres do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que relatou a realidade social brasileira e popularizou a idéia de ‘uma câmera na mão e uma idéia na cabeça’ para produção de filmes. O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro é o nono filme na carreira do cineasta baiano, realizado em 1969, e tem no elenco Maurício do Valle, Odete Laura, Othon Bastos, Hugo Carvana, entre outros.

Paloma Rocha (produção e direção) e Joel Pizzini (direção) reciclaram acervos brasileiros com o desejo de "gerarem novas formas a partir de velhas imagens fadadas ao esquecimento". Agora a TV Brasil brinda os telespectadores com a história inédita da recuperação desse filme e reafirma a meta da TV pública de refletir em sua grade de programação toda a diversidade brasileira.

Recuperação

O filme teve seus negativos destruídos em um incêndio, no dia 25 de junho de 1973, no Laboratório GTC, em Paris. O restauro digital da imagem foi realizado a partir de uma cópia com versão sonora francesa no Laboratório Prestech, na Inglaterra, com curadoria de João Sócrates Oliveira e Supervisão de Fotografia de Affonso Beato. Por este motivo, as cenas das canções que não foram dubladas contêm legendas em francês.

Na reconstrução da versão sonora em português, feita na Cinemateca Brasileira e no Estúdio JLS sob curadoria de José Luiz Sasso, foram utilizadas, contudo, cópias de diferentes suportes. A restauração foi realizada em tecnologia 4K e o som é mono.

O Dragão
 
"O Dragão é inicialmente Antonio das Mortes, assim como São Jorge é o cangaceiro. Depois, o verdadeiro dragão é o latifundiário, enquanto o Santo Guerreiro passa a ser o professor quando pega as armas do cangaceiro e de Antonio das Mortes. Em suma, queria dizer que tais papéis sociais não são eternos e imóveis, e que tais componentes de agrupamentos sociais solidamente conservadores, ou reacionários, ou cúmplices do poder, podem mudar e contribuir para mudar. Basta que entendam onde está o verdadeiro dragão". Glauber Rocha

Série Sertão Glauber

13/05 – terça-feira: Milagres/ O ano do Dragão

Bloco conceitual que fala sobre o processo de criação e o fazer cinema num determinado conceito histórico (1968/ AI 5/ interior da Bahia).

14/05 – quarta-feira: Veredas/ O Santo Guerreiro

Fala sobre o fazer cinematográfico e mostra depoimentos da produção (“necessário percorrer todos os caminhos, todas as veredas”…).

15/05 – quinta-feira: Tropicolor/ Plano seqüência + som direto

‘Tropicolor’ é a explosão de cores no Brasil tropicalista, o uso da cor no cinema de Glauber.

16/05 – sexta-feira: Cantorias/ Operação Dragão/ Rocha por Scorcese 1

Mostra o papel do intelectual no cenário brasileiro – na música, teatro e literatura, no período pós-68, e a primeira parte da entrevista de Glauber por Scorcese.

20/05 – terça-feira: Tropicaos/ Rocha por Scorcese 2

Esse bloco é regido pelo tropicalismo e suas alegorias e exibe a segunda parte da entrevista de Glauber por Scorcese.

21/05 – quarta-feira: Arquétipos/ Rocha por Scorcese 3

Mostra entrevistas com atores do filme, método de direção de Glauber e exibe a terceira e última parte da entrevista de Glauber por Scorcese.

22/05 – quinta-feira: Ecos de Cannes

Ecos da repercussão do filme O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro no 21º Festival de Cannes, em 69: prêmio de Melhor Direção, primeira capa colorida da revista francesa ‘Cahiers du Cinema’, maior sucesso de público de sua carreira e Glauber ganha admiradores como o cineasta Martin Scorcese.

23/05 – sexta-feira: O retorno do Dragão

Bloco da restauração do filme.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.