[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Primeira emissora do país a aderir de forma plena à TV Brasil, a Aperipê TV foi convidada a integrar o Comitê de Formação da Rede Brasil, grupo responsável pelo projeto de construção da nova rede pública, que terá reunião inaugural nesta segunda-feira, dia 17. "É um fato inédito ter uma rede pública montada com essa filosofia, onde todas as emissoras discutirão abertamente sobre a gestão e a programação da rede", disse a diretora-presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral.

Segundo Mário Borgneth, diretor de Relacionamento da EBC / TV Brasil, a articulação com as TVs públicas estaduais tem caráter estratégico. "Uma rede pautada na horizontalidade e no respeito à diversidade entre seus membros afiliados, capaz de articular processos colaborativos voltados ao compartilhamento de programação/difusão, à co-produção de conteúdos regionais e à realização de projetos de desenvolvimento de infra-estrutura", definiu Borgneth.

De acordo com Indira Amaral, o fato de a Aperipê TV ter sido a primeira emissora a aderir de forma plena à TV Brasil coloca a emissora numa situação privilegiada. "O comitê representa o primeiro passo prático para o rompimento com uma cultura centrista, e o objetivo é que as emissoras não se limitem a retransmitir conteúdos, mas também opinem sobre sua produção", ressaltou.

Entre as questões de atribuição do comitê estão o compartilhamento de programação. A rede terá metas de programação simultânea, além da composição de um banco com os conteúdos locais e os transmitidos em rede aportados para todas as emissoras. O comitê promove ainda processos colaborativos de produção de conteúdos, a exemplo do Doc TV, projetos na área de animação e teledramaturgia.

Até o fim do primeiro trimestre do ano que vem será modelada uma programação de transição. A grade nova entrará no ar a partir do dia 16 de março de 2008. "Com a definição da programação, as construções não serão encerradas, pois a rede é infinita", afirmou Indira Amaral.

O Comitê de Rede da TV Brasil abordará também projetos de desenvolvimento de infraestrutura, que discutirá temas como formação técnica e ampliação do parque de equipamentos necessário para desenvolvimento da estrutura operacional, e debaterá questões como as inovações na rede pública promovidas pela TV digital.

O Comitê contará com as seguintes gerências: Captação de Recursos e projetos especiais, Relações Institucionais, que determinará a relação com governos e com a sociedade, e Articulação de Rede, que gera e atende demanda para outras áreas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.