Aperipê promove encontro com produtores independentes nesta terça
A Fundação Aperipê promove nesta terça-feira, dia 20, uma reunião com realizadores e empresas produtoras independentes de audiovisual de Sergipe. O encontro acontecerá no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), às 14h. O objetivo é debater as questões relativas ao mercado de produção de audiovisual para TV, as políticas públicas para o setor e como organizar o mercado sergipano para participar dos investimentos que estão sendo anunciados pelo Ministério da Cultura na área.
Voltado para as empresas produtoras e realizadores sergipanos, o encontro tem seu foco principal na produção independente de conteúdo de qualidade. O convidado para palestrar na reunião é o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão (ABPITV), Luís Alberto. A iniciativa de promover essa reunião faz parte da política da Fundação Aperipê de estimular a produção audiovisual local voltada para conteúdos televisivos.
A diretora-presidente da Fundação, Indira Amaral, lembrou que a formação da rede de TV pública vem possibilitando uma abertura maior à expressão das diversas manifestações culturais e a concessão de mais espaço para a produção regional e independente.
"Nos últimos dois anos o interesse dos produtores e realizadores pelo mercado independente aumentou muito, principalmente com a criação do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira e também com a reestruturação da TV pública, abrindo-se para a produção de conteúdo independente. Tudo isso motivou o aumento da nossa produção, a preocupação com a qualidade do que está sendo produzido e o tratamento mais profissional em relação a essas produções", acrescentou Indira.
A expectativa da Fundação é de que as empresas produtoras e os realizadores aproveitem esta oportunidade para saber utilizar a grande soma de recursos investidos ultimamente na produção independente de conteúdo para televisão. Com o anúncio de investimentos do Governo nessa área, a atração de parte desses recursos para a produção sergipana beneficiaria a televisão pública, as produtoras, o mercado e, principalmente, os realizadores do estado.
ABPITV
Fundada em 1999 no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão é uma entidade sem fins lucrativos que representa as empresas produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão, atuando em todas as esferas, buscando novas oportunidades de mercado nacional e internacional.
Atualmente a ABPITV tem representação em sete estados e no Distrito Federal. Dentre seus principais objetivos está procurar novos mercados no Brasil e no exterior e promover a venda de obras audiovisuais e a realização de co-produções internacionais. Além disso, a associação analisa e estimula a utilização da legislação do setor, especialmente as leis de incentivo à cultura, e mantém ativa a participação nos diversos órgãos de cultura, o que a torna um selo de qualidade da produção independente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]