Aperipê estuda parceria para transmitir festejos juninos para a América do Sul
Argentina, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Chile, México e Cuba são alguns dos países que poderão conhecer com mais detalhes o melhor dos festejos juninos de Sergipe através de uma parceria de co-produção internacional que está sendo viabilizada entre a produtora argentina Zona Comunicación e a Aperipê TV. A negociação que está sendo conduzida prevê que a equipe da Zona Comunicación, composta por quatro profissionais, permaneça no estado de 22 a 29 de junho e a Aperipê TV preste apoio técnico e de produção local.
A Zona Comunicación é produtora do programa Música para o terceiro milênio (MP3), exibido originalmente todos os domingos às 20h no Canal 7 da Argentina, a TV pública portenha. O programa MP3 tem foco na música, cultura e turismo e deverá documentar os festejos juninos de Sergipe, da capital ao interior. No roteiro estão previstas gravações inicialmente em Aracaju, Canindé do São Francisco e Estância.
Em visita a Aracaju a convite da Fundação Aperipê, o diretor-executivo da Zona Comunicación foi recebido pelo presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto de Lima, que apresentou um vídeo promocional dos festejos no estado e manifestou o interesse em apoiar a produção do programa. Na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Aracaju (Funcaju), Veljanovich foi recebido pelo presidente Valdoilson Santos e sua equipe, e pôde conhecer um pouco da tradição e grandiosidade do Forró Caju e do significado dos festejos para o município.
Para o produtor argentino, a festa é surpreendente pela alegria, colorido e participação das pessoas. Segundo ele, é de grande importância que outros povos da America do Sul conheçam o que acontece em Sergipe. “Para nós, o que é mais divulgado do Brasil é o carnaval, mas vejo que os festejos juninos também têm aqui uma grande força popular”, observou.
Recentemente, o programa MP3 realizou dois programas no Brasil, um sobre o carnaval baiano, exibido no último domingo 9 de junho no canal 7 da Argentina, e outro sobre o carnaval de Pernambuco, ainda a ser exibido.
“Acredito que divulgar nossas tradições além de fortalecer nossa cultura, ajuda a atrair recursos e fortalece a inserção do estado no roteiro turístico de centenas de pessoas. Esta co-produção internacional vai divulgar Sergipe onde só o carnaval da Bahia e Pernambuco eram conhecidos”, afirma Indira Amaral, diretora-presidente da Fundap.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]