[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Aperipê avança mais um passo rumo à digitalização do seu acervo com a aquisição e instalação de um servidor Apple com X-RAID e capacidade de armazenamento de 7TB. De acordo com o diretor técnico operacional da Aperipê, Jefferson Andrade, a mais recente aquisição, além possibilitar o início do processo de digitalização de conteúdo, já permite o compartilhamento entre edição, área operacional e jornalismo.

“A configuração da rede através de fibra ótica fará com que todos os computadores tenham acesso seguro, rápido e integrado ao conteúdo. Todas as pessoas envlvidas no processo de produção da TV poderão acessar ou editar determinado conteúdo de qualquer máquina integrada ao sistema. Isso agiliza bastante o trabalho”, afirmou Jefferson.

O diretor técnico operacional da Aperipê TV destaca também que o servidor faz backup de todo o material produzido, recurso tecnicamente chamado de redundância e que permite maior segurança no armazenamento dos dados. “Caso ocorra algum problema em um determinado HD, com a redundância será possível resgatar o arquivo através do servidor”, disse.

Ainda segundo Jefferson, após a digitalização do conteúdo, todo o material será indexado e armazenado em fita LTO4. “Fitas U-Matic e DVCAM são coisas que já se não usam mais. A fita LTO4 é o que há de mais moderno no segmento, cuja durabilidade é bem superior e que não coloca em risco o material. Ainda vale destacar que a velocidade da rede é de oito gigabytes, o que possibilita uma boa distribuição de conteúdo”, explicou Jefferson.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.