[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Unidade de Conservação da APA Litoral Sul de Sergipe, da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), sediou durante a manhã desta sexta, 23, o encerramento dos projetos “Saúde na Escola” e “Lixo ao Luxo” desenvolvidos na Escola Municipal Emídio de Paula Almeida, situado no município de Estância. O evento teve como objetivo levar conhecimento para a comunidade local sobre a utilização do uso de materiais recicláveis no cotidiano, como ainda noções básicas de saúde promovendo uma melhor qualidade de vida.

Fazendo uso da criatividade através do projeto “Lixo ao Luxo”, crianças e adolescentes abusaram da imaginação e com o auxílio de garrafas pet, papelão, plástico e papel, fizeram inúmeros utensílios para o uso diário como cofres, vassouras, porta lápis, brinquedos, entre outros. Entusiasmada com a atividade, a aluna Aline Santos Nascimento, 11, disse que fabricou um cofre, revelando que após a demonstração levará o objeto para sua residência fazendo assim o uso apropriado de sua criação.

Participando também do projeto, o estudante Alan Vitor da Cruz, 11, destacou que a atividade foi bastante interativa. “Através do projeto, incentivei meus pais a aderirem à utilização de materiais recicláveis em casa, já que com isto, reduzirei o impacto negativo que o lixo proporciona ao meio ambiente jogado de forma irregular”, disse.

Saúde na Escola

Já em relação ao outro projeto, a diretora do Emídio de Paula Almeida, Gizailda Santos Nascimento, disse que ao longo de todo o ano letivo a escola desenvolveu todas as diretrizes do “Saúde na Escola”. Destacou que durante todo o processo uma equipe médica foi ao colégio realizando assim um trabalho de prevenção. “Eles ensinaram aos alunos como obter uma boa alimentação, como fazer de maneira correta a higienização bucal e hoje, nossos alunos estão aqui na APA Sul retribuindo tudo aquilo que foi ensinado como um gesto de gratidão”, apontou a diretora, agradecendo também a utilização da unidade de conservação para a promoção do evento.

“Através da realização deste evento, as pessoas podem perceber que a APA Sul também serve de local para desenvolvimento de projetos com a comunidade local, promovendo por sua vez uma maior interação entre os alunos, levando conhecimento bem como a importância de se construir um meio ambiente equilibrado”, foi o que afirmou o coordenador da Apa Litoral Sul, Paulo César Umbelino de Oliveira.

Já durante o encerramento dos projetos os alunos fizeram um pequeno coral, passando uma mensagem de esperança e de um futuro melhor através da preservação do meio ambiente.

Apa do Litoral Sul

A Apa do Litoral sul do Estado de Sergipe foi criada através de decreto estadual nº 13.468 de 21 de janeiro de 1993. Estende-se desde a margem do rio Vaza Barris e abrange os municípios de Estância, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhi e Itaporanga d’Ajuda. Tem por objetivo proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais nesta região.

Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Sunc), uma Área de Preservação (APA) é uma área normalmente extensa, com certo grau de ocupação humana e dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.