Ao som dos bacamartes, Arraiá do Povo encanta público na Orla de Atalaia
O São João, propriamente dito, está a poucos dias de seu início. Mas desde o dia 9 de junho – data oficial do início dos festejos juninos em Sergipe – o estado já sente o clima quente deste mês que é, especialmente, aguardado por turistas, comerciantes e cidadãos locais. “No embalo do coração”, o Arraiá do Povo recebeu, nesta quinta-feira, 17, mais um dia de festa, alegria, cultura e muito forró.
A programação começou cedo. Já às 14h, os Trios ‘Xeguei do Forró’ e ‘Geração’ ditaram o ritmo na Orla de Atalaia, animando o ‘VII Forró Xamego Especial’ – evento coordenado pelo Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DEF/Seed) e que reuniu mais de 1.200 alunos com necessidades educacionais especiais das redes estadual, municipal e particular de ensino.
Pela noite, os Trios Forrozão Retalhos Nordestinos e Ismael e Os Filhos do Nordeste foram os responsáveis por embalar o Arraiá mais ‘arretado’ do estado, com o mais autêntico forró pé-de-serra. E enquanto a sanfona tomava conta do palco principal, a Banda de Pífanos Três de Maio – do Povoado Saco do Camisa, Poço Verde – recepcionava aqueles que chegavam à cidade cenográfica.
Mas o ponto alto da noite ficou mesmo por conta do bicentenário ‘Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros’ – natural do Povoado Aguada, município de Carmópolis. Coordenado por seu Idelfonso Cruz Oliveira, 74, o Grupo foi fundado por volta de 1780. “Nos engenhos de cana-de-açúcar, os escravos se reuniam na noite de São João para dançar a roda, atirar com os bacamartes e louvar aos santos”, explica a integrante e coordenadora Ciléia Oliveira, filha de seu Idelfonso.
“Pra gente é muito satisfatório, em todos os anos, tocar para todo o estado. E rompendo fronteiras, já que aqui no Arraiá a quantidade de turistas é muito grande”, completou Ciléia. Prova disso, são os turistas Taylor Osborne e Kenyon Ellis – do estado de Utah, EUA – que chegaram ontem em Aracaju e ficarão uma semana por aqui. Sem perderem tempo, Taylor e Kenyon até tentaram arriscar alguns passos ao som do nosso pé-de-serra. Mesmo considerando o forró um ritmo “muito difícil”, os americanos afirmaram estar “gostando muito” do evento.
Já para o casal da cidade de Santos, São Paulo, Celeste e Ricardo Gama, a admiração frente aos disparos, ao som, à dança e animação do Batalhão de Bacamarteiros era mais do que evidente. O santista, por sinal, não resistiu e se reuniu em meio ao Grupo Folclórico enquanto o mesmo se apresentava. “É a 1ª vez em Aracaju. Já conhecia o bacamarte, mas só pela televisão. Estou amando o evento”, afirmou Celeste Gama.
A 6ª noite de festa no Arraiá do Povo contou ainda com a presença da Quadrilha Junina Forrobodó, de Aracaju, e do forrozeiro sergipano Rodriguinho, contagiando ainda mais o público presente na Orla de Atalaia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ao som dos bacamartes
- Arraiá do Povo encanta público na Orla de Atalaia – Fotos: Marco Vieira/ASN