[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Cadastro Único de Aracaju foi inspecionado pelo Tribunal de Contas da União, cujos analistas do Controle Externo ficaram impressionados com a estrutura montada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, para cadastrar famílias de baixa renda na capital, servindo de base para a concessão de benefícios, a exemplo do Bolsa Família.

Para realizar o trabalho, estiveram em Aracaju os analistas Daniel Menezes Delgado e Patrícia Barros Martins, do Controle Externo do Tribunal de Contas da União, órgão vinculado à Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo (Seprog), que realizaram uma auditoria minuciosa no Cadastro Único de Aracaju (CadUnico). “Vocês, aqui, estão bem estruturados. Foi o melhor que já vi no Brasil”, ressaltou Daniel. “E não só em termos de instalações, mas também com cadastradores treinados, coisa difícil de encontrar porque em outros locais o cadastro é feito por estagiários. Aqui, não. O trabalho é feito por pessoas devidamente treinadas e isso facilita muito”, comentou.

A impressão dos analistas é que em Aracaju a Prefeitura Municipal tem criado estratégias próprias de planejamento para a melhoria e efetivação das ações, fato que visivelmente dificulta fraudes. Em Aracaju não foi detectada qualquer fraude na concessão de benefícios sociais. “Embora tenham encontrado as mesmas dificuldades que outros municípios, a Secretaria de Assistência em Aracaju buscou soluções criativas como bloquear o cartão de famílias que não atualizaram seus dados para que estas viessem à Secretaria e pudessem ser recadastradas e não perdessem o benefício”, ressalta Patrícia.

“Outra estratégia da Secretaria foi adotar, por iniciativa própria, o processo de recadastramento antes do pedido oficial do Ministério do Desenvolvimento”, enaltece Patrícia, ao perceber que a Semasc iniciou o processo em novembro de 2004, enquanto o Ministério do Desenvolvimento começou a exigir este procedimento a partir de 2005. “Ficamos impressionados com a estrutura da Secretaria e o tamanho do espaço disponível para os cadastradores. Aqui todos têm seu próprio computador. Estivemos em cidades que não tinham a menor estrutura”, compara ela.

Os auditores do TCU também estiveram nos municípios de Brejo Grande e Estância realizando a auditoria operacional. Daniel explica que a visita tem o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento das ações e melhorar a qualidade dos gastos da União. “Estamos aqui avaliando se o programa está sendo eficiente e se está tendo uma efetividade”, diz Daniel. “Este trabalho é muito importante porque o TCU vai até o local onde as ações estão sendo executadas. Desta forma, temos uma visão mais abrangente da situação”, complementa Patrícia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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