Ambulatório da Oncologia conta com duas salas para procedimentos
Mielograma, imunofenotipagem, citogenética, biopsia, intratecal entre outros. Esses são alguns dos procedimentos médicos realizados no ambulatório do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O ambulatório dispõe de duas salas especiais para essas pequenas cirurgias ou procedimentos não contaminados (que não possui nenhuma ferida aberta).
De acordo com as estatísticas do Centro de Oncologia, no ano passado os seis tipos exames realizados na sala somaram um total de 1.428 procedimentos considerados limpos. O exame de biopsia, por exemplo, teve em 2010, pouco mais de 400 exames.
Um dos mais procurados é a biopsia, um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecido ou células para posterior estudo em laboratório. As especialidades que utilizam a sala para fazer o procedimento são cabeça e pescoço, mastologia, cirurgia plástica, torácica e oncologica.
A coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, ressaltou a importância dessas salas para a realização desses procedimentos. “As duas salas são muito importantes porque separa o tipo de procedimento e facilita o trabalho dos profissionais e consequentemente dá mais conforto para os pacientes. A gente investiu em equipamentos para melhorar, organizar e facilitar no processo de trabalho”, destacou.
O mielograma também é um dos exames mais realizados em uma das salas. Como explica a gerente do ambulatório da Oncologia, Elaine Brito. “Ele avalia a medula óssea do paciente, podendo servir de diagnóstico em determinados tipos de neoplasias como as leucemias, displasias ou aplasias sanguíneas e é realizado pela equipe de hematologistas do ambulatório. Somente no ano passado, mais de trezentos pacientes foram examinados apenas para esse tipo de procedimento. Só em agosto de 2010 foram trinta e quatro pacientes”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ambulatório da Oncologia conta com duas salas para procedimentos – Fotos: Márcio Dantas/FHS