Alunos visitam Hemeroteca da Segrase
Cumprindo uma das disciplinas do curso de pós-graduação e mestrado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), alguns alunos foram até a Hemeroteca da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) com o objetivo de conhecer o setor de pesquisas e os arquivos do Estado.
“Uma das nossas funções é possuir esse serviço colocando à disposição de todo o nosso acervo para que seja utilizado como fonte de pesquisas para elaboração de dissertações e teses. Ao recebermos um grupo como este, estamos cumprindo uma das suas funções que é apresentar a história da Imprensa Oficial do estado de Sergipe e salientar a importância do Diário Oficial como fonte de estudo para a história do Estado”, salientou o diretor-presidente da Segrase, Jorge Carvalho.
Durante a visita, a professora Eva Diqueira ficou surpresa com o tamanho da Segrase e com os serviços prestados aos sergipanos e pesquisadores.
O pesquisador Wesley Silva Santos classificou a visita como interessante ao conhecer o arquivo. “A disciplina que nós temos no mestrado da UFS, é justamente essa. Então o conhecimento de alguns Diários Oficiais de 1919, da gráfica e editora, foi bastante proveitoso. Eu pensava que só saia daqui o Diário Oficial”, disse Wesley.
A pesquisadora Andrea Maria dos Santos elogiou a organização da Segrase. “Gostei tanto da parte administrativa quanto da parte do arquivo. A documentação mais antiga, foi o que me chamou mais a atenção. Dá vontade de ficar mexendo na poeira daquele ambiente todo”, afirmou.
A Chefe da Hemeroteca da Segrase, Anne Alice Freitas, destacou que os estudantes puderam perceber a importância histórica que o Diário Oficial tem. “Eles conheceram nosso trabalho, conheceram o que é uma Hemeroteca efetivamente, o que nós fazemos, com que público nós trabalhamos, qual o tipo de serviço que nós prestamos. Além disso, tiveram noção da grandeza da Segrase e do processo de modernização que nós estamos passando”, explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos visitam Hemeroteca da Segrase – Fotos: Ascom/ Segrase