Alunos participam do Forró Xamego Especial no Arraiá do Povo
Com o chapéu na cabeça e um saco de pipoca na mão, Victor dos Santos, 8 anos, assistia à escolha do rei e da rainha do milho no V Forró Xamego Especial. Aluno da Escola de Educação Especial João Cardoso, Victor foi uma das 1.300 crianças especiais que participaram do forró promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) no Arraiá do Povo na tarde desta quarta-feira, 11.
Seja com o quebrar caranguejo, a quadrilha mirim ou o casamento caipira, animação não faltou nesse arraiá. Com vestido caipira amarelo, Maria da Conceição não parava de dançar o forró. "É bom!", dizia a colega de Victor embalada pela música.
Quem também não parou de dançar foi o casal eleito rei e rainha do milho, José Elizare Santos e Acácia Nascimento. Alunos da Instituição Raio de Sol, no bairro Santa Maria, eles faziam questão de exibir o troféu de campeão.
Segundo a coordenadora do Serviço de Lazer do Departamento de Educação Física (DEF) de SEED, Clédida Machado, a adesão de instituições de ensino superou a dos outros anos. "Tivemos 42 escolas inscritas, entre municipais, estaduais e particulares", disse.
A coordenadora também destacou o trabalho integrado das secretarias. "Contamos com um grande apoio das Secretarias de Estado da Comunicação e da de Cultura, através do secretário-adjunto Marcelo Rangel. Isso fortalece nosso trabalho", comentou.
Virgínia de Andrade, funcionária da divisão de educação especial do DEF, apontou um crescimento na participação de alunos especiais do interior.
"Um dado que nos chamou a atenção foi o número de escolas do interior que estão participando. Nas outras edições, apenas uma ou duas se inscreveram. Este ano foram 12. Nós fornecemos o transporte e o lanche de todos os alunos", afirmou.
Professora da Escola Estadual Graccho Cardoso, em Propriá, Auxiliadora Gomes ensina a alunos com deficiência auditiva. Para a professora, a festa é uma maneira de as crianças interagirem com alunos especiais diferentes.
"Isso é muito bom tanto para eles treinarem a linguagem brasileira de sinais que estão aprendendo em sala, como para interagirem com ciranças com outras deficiências", apontou.
A primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, prestigiou o evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos participam do Forró Xamego Especial no Arraiá do Povo – Foto: César de Oliveira/ASN