Alunos e professores do Colégio Barão de Mauá recebem a diretora da unidade que chegou dos EUA
A comunidade escolar do Colégio Estadual Barão de Mauá preparou uma surpresa para a professora Maria Cristina Santos, diretora da instituição de ensino vencedora da etapa sergipana do Prêmio Gestão Escolar 2012, ao desembarcar no aeroporto de Aracaju, na tarde desta terça-feira, 5. Ela foi recebida com muita música e flores pelos alunos e docentes. Cristina participou de um intercâmbio de 15 dias na cidade de Wylie, estado do Texas, e visitou 10 escolas públicas americanas.
O Prêmio Gestão Escolar visa melhorar o sistema educacional, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade com a participação da comunidade escolar. O diretor do colégio premiado na etapa estadual é agraciado com uma viagem de intercâmbio educacional para os Estados Unidos. O prêmio é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
A professora não escondeu a emoção pela recepção e confessou que o intercâmbio foi uma experiência maravilhosa. “Foi uma grata surpresa ser recebida pelos meus alunos e colegas de escola. Esse prêmio foi fruto de um trabalho em equipe que me deu a oportunidade de conhecer a realidade de uma escola pública dos Estados Unidos. Foi uma experiência única, pude vivenciar a realidade da educação em outro país e conhecer de perto seus avanços e também seus problemas”, declarou Cristina.
Ela acrescentou que na ocasião pode compartilhar com os docentes americanos projetos exitosos. “Aprendi muito e pretendo adaptar à minha escola experiências surpreendentes que dão bons resultados no ensino nos Estados Unidos. Um desses projetos é na área da informática, que pretendo desenvolver com os alunos, possibilitando uma aproximação maior entre a comunidade escolar do Barão de Mauá com os colegas americanos”, revelou a professora.
Orgulho
Os alunos ficaram orgulhosos em saber que estudam em uma escola que é referência no estado. “O Barão de Mauá é uma escola excelente, com um ensino de qualidade e com atividades que tornam as aulas mais dinâmicas e eficazes. Devemos tudo isso a nossa diretora Cristina que se preocupa com o desempenho de cada aluno, com a organização da escola, incentivando e estando sempre presente quando precisamos. Ela merece isso e muito mais”, declarou a estudante Priscila Oliveira.
Essa também é a opinião da estudante Tamires de Almeida, que revelou que em Sergipe não existe uma escola como o Barão de Mauá. “Minha escola é excelente, com bons professores e atividades diversas. A responsável por esse sucesso é a boa gestão da professora Maria Cristina, sempre dedicada e buscando meios para que a escola seja um ambiente acolhedor e de aprendizado. Todos os alunos se orgulham da nossa diretora”, disse Tamires.
Os professores também foram receber a professora Cristina, a exemplo de Aparecida Nunes, que leciona língua portuguesa. “Cristina é uma diretora participativa que sempre apóia todos os projetos propostos pelo corpo docente. É uma grande parceira comprometida com a boa qualidade do ensino e o sucesso do aluno. Todos os professores comemoraram esse reconhecimento e temos certeza que mais vitórias virão”, disse a professora.
O prêmio é em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura,
- Alunos e professores do Colégio Barão de Mauá recebem a diretora da unidade que chegou dos EUA – A professora Maria Cristina Santos