Alunos do Sergipe Alfabetizado de Laranjeiras participam de aula inaugural
Nesta sexta-feira, 13, às 17h, na Escola Municipal José Monteiro Sobral, localizada no Povoado Mussuca, em Laranjeiras, jovens e adultos inscritos no Programa Sergipe Alfabetizado vão participar de uma aula inaugural promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com a equipe de coordenadores local. No município, estão em funcionamento, desde o dia 12 de maio, 28 turmas que atendem 542 alunos.
Durante a aula inaugural, educadores capacitados para o programa estarão relatando experiências, assim como alunos e ex-alunos do Sergipe Alfabetizado. Apresentações culturais com as participações de grupos de Samba de Pareia e de São Gonçalo também estarão se apresentando. O evento contará com as presenças de educadores e lideranças políticas, a exemplo da prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral.
De acordo com o professor Genivaldo Martires, coordenador estadual do Sergipe Alfabetizado, o programa está sendo desenvolvido respeitando e enaltecendo os valores culturais de cada região ou localidade do estado.
"Em Laranjeiras, em especial com as 19 turmas do Mussuca, formadas por afrodescendentes, os educadores devem aplicar uma metodologia diferenciada. Assim também funciona em Aracaju, no bairro Coqueiral, com as turmas compostas por alunos que trabalham com reciclagem", informou o professor.
O programa
Em Sergipe, o Governo do Estado já colocou em sala de aula 28.960 jovens e adultos de 69 municípios. Também foram capacitados 1.500 alfabetizadores e coordenadores. A meta do Governo de Sergipe é garantir, por meio do programa, a redução dos índices de analfabetismo no Estado, em quatro anos.
De acordo com o PNAD de 2006, Sergipe tem 18,21% da população com idade igual ou superior a quinze anos, analfabeta. Isso representa 264 mil pessoas. O percentual de analfabetos funcionais chega a 34,1%. O programa pretende alfabetizar até 2010, 120 mil pessoas acima dos 15 anos.
"Podemos considerar um marco histórico para Sergipe, uma vez que esse programa está sendo realizado de forma diferenciada e com qualidade", destacou o professor José Genivaldo Martires.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]