[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os mais de seis mil alunos matriculados no Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participaram, nesta quarta-feira, 11, da segunda etapa do II Simulado preparativo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), adotado pela Universidade Federal de Sergipe como processo seletivo para preenchimento das vagas.

 O simuladão apresentou questões relacionadas às áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As provas foram aplicadas nos 39 pólos do Pré-Universitário, situados em 22 municípios sergipanos.

 No pólo do Colégio Estadual Severino Uchôa, cerca de 150 alunos do turno vespertino participaram da avaliação. Para o coordenador da turma, Luiz Mário Vieira, os simulados são oportunidades para avaliar o desempenho de cada estudante. “A cada simulado eles vão se aperfeiçoando mais para, no dia da prova do Enem, estarem por dentro de como fazer a prova. Converso sempre com os alunos para que nunca percam o simulado, pois é a oportunidade que eles têm para descobrir se estão avançando ou regredindo”, afirmou.

 Metodogia

 De acordo com o assessor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Jason Reis de Santana, os provões são importantes etapas do processo preparatório para o vestibular. “Por meio dessas provas, elaboradas dentro da metodologia empregada pelo Enem, o aluno pode aferir seu desempenho diante dos conteúdos vistos em sala de aula e se preparar para o exame. As aulas do Pré-Universitário têm acontecido desde o mês de fevereiro, de forma ininterrupta, e acontecerão até as vésperas do Enem, programado para novembro”, explicou.

 Aos 21 anos, Valteni Pires tentará uma vaga no curso de engenharia civil da UFS. Para ele, o Pré-Universitário oferece as ferramentas necessárias para o vestibulando. “Acho excelente a metodologia do Pré-Universitário. Os professores dão aulas voltadas para o Enem e usam dinâmicas que nos ajudam a ter um melhor aprendizado”, declarou. O estudante também destaca a importância do simuladão. “Faz com que a gente tenha o treinamento necessário para a prova do Enem e de outros vestibulares”, ressaltou.

 A aluna Noêmia Santos de Oliveira, 18 anos, tentará pela segunda vez uma vaga no curso de medicina. Ela enfrenta uma rotina intensa de estudos e elogia o corpo docente do Pré-Universitário. “É um curso excelente, com professores de qualidade. Tenho certeza que não deixa a desejar diante dos bons cursinhos particulares. Nós assistimos a aulas de segunda a sexta e, nos fins de semana, temos revisões, aulas de reposição e de reforço”, contou Noêmia.

 Para a vestibulanda, o simulado serve para avaliar a quais disciplinas se dedicar mais. “Através do meu desempenho, posso constatar em quais assuntos e disciplinas, estou mais fraca e, portanto, preciso estudar mais”, frisou a aluna, 1º colocada de sua turma no I Simulado deste ano.

 Resultados

Após a realização da segunda etapa, os alunos já começam a ter expectativa para a liberação das notas do simulado. A divulgação dos resultados acontece em parceria com a Coordenadoria de Informática (Codin) da Seed.

O setor é responsável pela leitura das folhas de respostas e entrega dos resultados aos coordenadores de cada pólo. Estes disponibilizam as listas nas sedes dos pólos, contendo a nota e classificação de cada aluno.

O gabarito e o caderno de provas só são liberados no dia seguinte à aplicação do simulado. Segundo o assessor do Dase, Jason Reis de Santana, a expectativa é que os resultados do II Simulado sejam liberados no final deste mês.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.