[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois de passarem semanas desenvolvendo propostas, confeccionando cartazes, selecionando delegados e suplentes e esperando ansiosamente pela seleção final dos representantes do Estado de Sergipe na Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, os alunos da rede municipal finalmente obtiveram a tão aguardada resposta: a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, representada pela delegada Marília Rodrigues Xavier, 6ª B, e pelo suplente Lucas Amorim Silva, 5ª A, será a representante do ensino municipal de Aracaju, em Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de novembro.

Na última sexta-feira, dia 14, todos os delegados e suplentes, selecionados nas pré-conferências realizadas nas escolas que estudam, assim como seus pais e responsáveis, se reuniram na Sociedade Semear para a Oficina de Capacitação para Delegados e Suplentes. Promovida pela comissão organizadora da Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, a oficina contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Brasileiro de Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secom, Pastoral da Cidadania, Secretaria do Estado da Educação (SEED), Conselho Municipal de Meninos e Meninas de Rua, entre outros.

Durante a oficina, as crianças puderam fomentar a troca de informações num intercâmbio cultural espontâneo. “Conheci crianças de outras escolas de Aracaju e de outros municípios também”, afirma Marília Rodrigues. Os participantes também obtiveram informações acerca do meio ambiente, ecossistema sergipano e sobre a cultura local, além de apresentações teatrais feitas pelo grupo Cruzcão. “As palestras me chamaram muito a atenção. Fiquei muito atenta quando disseram que eu precisava defender o que eu acreditava e fazer as coisas por que eu achava que era certo, e não os outros”, informa Marília. Elas também puderam conferir uma exposição com os 339 cartazes confeccionados pelas escolas de todas as redes de ensino que desenvolveram Pré-Conferências em Sergipe.

Ainda atônita com a notícia, Marília Rodrigues se prepara para a viagem com a ajuda de sua coordenadora pedagógica, Gema Galgani, e de sua professora de Artes, Marjore Garrido Severo. “No momento fiquei muito alegre e nervosa. Agora estou mais calma. Minha mãe já permitiu minha viagem, o que me deixou tranqüila. Venho lendo muitos livros que as professoras estão me emprestando. Como o meu tema está relacionado à preservação da natureza, tenho lido muito sobre manguezais, rios e alimentos”, afirmou.

Segundo a coordenadora Pedagógica, Gema Galgani, a vitória é uma imensa satisfação. “Nós já fazemos um trabalho de conscientização ambiental com as crianças há muito tempo e fizemos esse trabalho com muita confiança, pois sabíamos da capacidade deles. É muito gratificante e emocionante ver esse resultado maravilhoso, reconhecido. Agora é só continuar estimulando-os a expor”, enfatiza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.