Alunos do Mídia Jovem visitam instalações da Aperipê TV
Uma oportunidade de aprender na prática aquilo que é ensinado em sala de aula. Foi com esse espírito que os alunos da oficina de vídeo do Mídia Jovem – projeto executado pelo Instituto Recriando em parceria com o Governo do Estado e a Oi Futuro – visitaram as instalações da Aperipê TV na tarde desta quara-feira, 2. Além de um divertido passeio, a visita serviu principalmente para que os alunos conhecessem de perto as etapas do processo de produção audiovisual.
Os estudantes puderam acompanhar o dia-a-dia dos profissionais da Aperipê TV que explicaram as diferentes tarefas realizadas atrás das câmeras, como a produção de um telejornal; a elaboração da grade de programação; o processo de gravação e edição de um material, dentre outras funções. “É um prazer receber esses alunos. É uma visita importante para nós e para eles, pois começam a ter uma noção prática das coisas”, afirmou a diretora da Aperipê TV, Celiene Lima.
O programa Mídia Jovem atende adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos, que estudem ou tenham estudado na rede pública de ensino. Para os alunos da turma de Laranjeiras, a oportunidade de visitar a emissora veio a calhar com os projetos que vêm sendo desenvolvidos por eles. “Os alunos estão produzindo um vídeo focado no Encontro Cultural de Laranjeiras, e como a Aperipê TV tem se destacado na produção audiovisual em Sergipe, essa visita só vem contribuir para o aprendizado”, observou a presidente do Instituto Recriando, Joyce Peixoto.
Celiene também concorda com a presidente do Instituto, e vê na visita não apenas a possibilidade de conhecer um universo novo, mas também uma oportunidade de somar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes com o conhecimento técnico dos profissionais da emissora. “O Mídia Jovem é um projeto criado há pouco tempo e tem dado muitos frutos. Eles convidaram o pessoal do [programa] Olha Aí para uma visita, e agora eles que estão vindo nos visitar, conhecendo o processo de produção e trazendo um material que os alunos estão produzindo para agregar à nossa programação”, enfatizou a diretora.
Conhecimento na prática
De acordo com o oficineiro da turma de vídeo de Laranjeiras, Anderson Bruno, a empolgação dos alunos ao sair da sala de aula é evidente. “Eles veem coisas novas, uma estrutura de uma televisão, como são as etapas dos vários processos que os profissionais fazem para poder colocar um material audiovisual na TV. Os equipamentos, o trabalho realizado no dia a dia, quais as problemáticas e facilidades que os profissionais têm, ou seja, todo esse contexto que eles aprendem na teoria é visto aqui na prática”, afirmou Anderson.
Para o estudante Samuel Jordão – que pela primeira vez visitou as instalações de uma emissora de TV – essa foi uma oportunidade valiosa, onde ele pôde visualizar de perto como o trabalho final que chega à sua residência é elaborado. “É bom saber como tudo acontece antes de ir para nossa televisão. A gente aprende na teoria, mas vendo na prática é diferente. Tem os equipamentos, as câmeras, é tudo muito interessante”, afirmou Samuel, que, inclusive, experimentou utilizar o aparelho de teleprompter para compreender melhor o dia a dia dos apresentadores de telejornal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos do Mídia Jovem visitam instalações da Aperipê TV – Fotos: Ascom/Instituto Recriando