Alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior conhecem a Codise e seu apoio à economia de SE
Incentivar as novas gerações a conhecerem o funcionamento da economia sergipana. Com essa intenção, a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), recebeu na quinta-feira, 21, a visita de alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior.
A visitação teve como objetivo o esclarecimento do educando sobre o mercado de trabalho, já que o instituto tem como finalidade preparar os jovens para este fim. Aliando a teoria desenvolvida nas salas de aula com a prática, durante a palestra oferecida, os 40 alunos tiveram a oportunidade de se inteirar do funcionamento da companhia.
O economista e assessor de planejamento e controle, Carlos Coutinho, abriu o evento com um vídeo promocional expondo as conquistas do Estado na área de implantação de indústrias, o quê proporciona desenvolvimento econômico. Coutinho enfatizou a importância do trabalho da Codise, pois sua ação efetiva abre portas para estes jovens que visam ingressar no mercado de trabalho.
O economista aproveitou para parabenizar a companhia pelos 35 anos de existência e por contar, atualmente, com mais de 200 empresas implantadas com incentivo do órgão e em parceria com a Sedetec. “Apoiamos o empreendedor, dando impulso e estimulando-os. O ganho é social, pois aumenta a geração de empregos. E não há programa social melhor do que aquele que produz renda para a população”, disse ele.
Em seguida iniciou-se um debate com a participação do também economista do corpo técnico da Codise, José Carlos de Castro. O destaque foi para a interiorização da economia sergipana. “Dos 75 municípios, 30 tem unidades industriais com o apoio da Codise”, informou Castro, que também destacou que a companhia apóia o Programa Jovem Aprendiz, o que aumenta a perspectiva de um ingresso mais cedo no mercado.
“Nossa intenção é que eles se informem sobre a organização setorial da Codise, distribuição das atividades e como elas são exercidas pelos funcionários. E a partir desta visita nós debateremos aspectos relevantes do local, realizando trabalhos e pesquisas a fim de contextualizar o conhecimento destes jovens”, declarou a educadora de Matemática do Instituto, Amazilde Farias, que estava acompanhando a turma durante a visitação.
“Esta visita foi muito importante para que nós, alunos, possamos conhecer e tirar nossas dúvidas sobre como funciona o mercado de trabalho em Sergipe”, destacou um dos visitadores, o estudante Ítalo César. Já a aluna Ketlen Yasmim Santos, de 16 anos, achou interessante a visita por ficar bem informada sobre a competitividade existente no mercado de trabalho. “Apesar da concorrência, acredito que estou mais preparada para disputar uma vaga de emprego depois de conhecer as diversas possibilidades que as indústrias nos possibilitam”, frisou a estudante do instituto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior conhecem a Codise e seu apoio à economia de SE – Fotos: Vieira Neto/Sedetec