[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quarenta alunos do Espaço de Cultura e Convivência Social (ECCOS) João Alves, no município de Socorro, concluíram nesta quinta-feira, 9, o curso de Auxiliar de Cozinha, uma qualificação profissional executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), através do PSG (Programa Senac Gratuitidade), em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).

Divididos em duas turmas, os aprendizes participaram do curso durante quase 2 meses. Os cinco módulos ministrados mostraram aos alunos técnicas sobre higienização e manipulação de alimentos, práticas supervisionadas de cozinheiro, organização do trabalho no segmento (Gastronomia), técnicas de Auxiliar de Cozinha, matemática instrumental aplicada à cozinha.

A Seides vem trabalhando com o Senac desde 2009 na área de qualificação profissional, mas uma nova parceria vem sendo firmada através do PSG: a Secretaria cede o espaço e o Senac disponibiliza turmas gratuitas, é um trabalho em conjunto aparentemente simples, mas que acarreta grandes resultados, já que a Secretaria de Inclusão também determina o público participante. As duas turmas que se encerraram do curso de Auxiliar de Cozinha são as primeiras e outras deverão acontecer ao decorrer do ano.

Os Eccos são a extensão da Seides nas comunidades, onde parte das políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social se materializa. Nos Eccos são oferecidos cursos de qualificação profissional às comunidades, a exemplo de capacitação com foco na segurança alimentar, além das atividades esportivas desenvolvidas pela população.

A qualificação profissional é uma ação do Governo que está inclusa no Programa Sergipano ‘Novos Rumos’, que tem como objetivo promover oportunidades para as comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.