Alunos do Curso de Alfabetização da Emsurb recebem óculos de grau nesta quarta
No decorrer das aulas de alfabetização, viabilizadas por meio de uma parceria entre a Emsurb e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), notou-se que alguns alunos apresentavam dificuldades para enxergar o quadro. Através do setor de Assistência Social da Emsurb, dois oftalmologistas foram contratados para realizar exames e fazer as indicações necessárias aos alunos. Após as consultas, cada um escolheu o tipo de armação e nesta quarta, dia 17, os óculos serão entregues aos alunos.
Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, é de fundamental importância que os funcionários tenham a oportunidade de receber o conhecimento. “Sabemos das dificuldades, seja pela idade ou pelos problemas de cada um, mas a empresa vai estar disposta a ajudá-los no que for preciso para que a motivação não seja perdida”, afirma, acrescentando que o Curso de Alfabetização faz parte de uma concepção do prefeito Marcelo Déda de valorização do funcionário, viabilizando cursos de capacitação e aperfeiçoamento para que o servidor preste um serviço cada vez melhor à população.
Mais que o reconhecimento do trabalho do servidor e o aperfeiçoamento do serviço prestado, a preocupação do prefeito Marcelo Déda faz referência à plena cidadania a que são levados os participantes do curso. “A pouca ou nenhuma escolaridade traz prejuízos como a exclusão social. O prefeito é sensível a esta necessidade de integrá-los à sociedade através da escolarização e da leitura. Este é o principal atrativo do curso”, explica Nascimento.
Para a aluna Maria de Lurdes Santos, 43 anos, o novo par de óculos irá chegar em boa hora. “Há dois meses perdi os meus no ônibus e não conseguia enxergar direito. Foi muito boa a iniciativa da Emsurb”, diz. Outra aluna que está satisfeita é Maria Gilvaci Oliveira, 53 anos. “Os meus óculos já estão fracos e esta armação que uso é muito pesada. Aproveitei e escolhi uma pequena, que é mais leve e bem mais bonita. Isso vai ser muito importante para mim porque estou gostando muito do curso. Algumas pessoas pensam que estão muito velhas para aprender. Eu tenho 53 anos e com as aulas sinto que estou renascendo”, comemora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]