[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã dessa sexta-feira, 19, alunos do Colégio Estadual Nilson Socorro, no município de Nossa Senhora do Socorro, assistiram a uma palestra sobre conservação do patrimônio público, ministrada pela técnica da Rede Qualivida, Maria José. O evento faz parte do Programa Cidadania e Paz nas Escolas realizado pela Secretaria de Estado da Educação.

Segundo Maria José debater esse tema é de fundamental importância para a conscientização aos alunos. “Queremos mostrar aos estudantes a importância do patrimônio escolar, que também pertence a eles, e que deve ser preservado. Isso é fundamental para incentivar a cultura da paz nas escolas, pois, mantendo os espaços físicos do colégio, eles vão ficar mais equilibrados”, disse.

A diretora da escola, Normélia Franco, explicou que esse trabalho é feito de forma contínua na unidade de ensino. “Desde o início começamos esse trabalho com os professores, para tentar conscientizar os alunos. Agora chamamos o programa Cidadania e Paz para trazer essa palestra para tentar mostrar o quanto é importante manter a escola limpa e organizada, já que é o local onde eles passam a maior parte da vida. Fazemos esse trabalho constantemente e não vamos parar”, afirmou.

Conscientização

Os alunos destacaram a importância da conscientização para a conservação do espaço escolar. “Eu achei muito bom ter essa palestra aqui, porque nós sabemos como é o dia a dia na escola e tentamos passar isso para a palestrante. Sabemos que é importante não bagunçar, não quebrar nada e sempre conservar”, disse a estudante Eduarda Santos Teixeira.

Sua colega, Maria Clara Campos Fontes da Silva, elogiou o evento e disse que se sentiu mais motivada a preservar a escola. “Acho que incentiva outras pessoas e pode ajudar os alunos a prestarem mais atenção e conservar as carteiras e a estrutura do colégio. Isso nos ajudará a estudar melhor, porque nos sentiremos mais confortáveis”, afirmou.

Quem também gostou da palestra foi Tâmara Mota dos Santos, que disse que “é importante conservar mais a escola, as cadeiras, não riscar as pareces. É muito bom estudar em um ambiente limpo e conservado”, explicou.

Já Stefânio Richard afirmou que “é um direito de todos os alunos terem uma escola conservada e organizada para que todos possam aprender mais e estudar num lugar melhor. Dessa forma a gente se sente muito mais à vontade e fica mais fácil de aprender”, disse.

Programação

O Programa Cidadania e Paz nas Escolas continuará realizando diversas ações neste mês de outubro. Na terça-feira, 23, o programa será implantado na Escola Estadual Espiridião Monteiro, em Santo Amaro das Brotas. Já no dia 25, no Colégio João Batista Nascimento, em Nossa Senhora do Socorro, será realizada palestra com o psicólogo Jorge Barbosa, para os alunos do turno da noite sobre a Cultura de Paz nas Escolas, além da implantação do programa no Colégio Estadual Vicente Machado, em Itabaiana.

No dia 28, no Colégio João Batista Nascimento, haverá momento de integração com toda a equipe do colégio, com a terapeuta Sônia Azevedo, do Qualivida. Na terça-feira, 30, haverá reunião com os diversos segmentos do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, para planejar ações. Neste mesmo dia o programa será implantado na Escola Estadual Glorita Portugal, em São Cristóvão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.