[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Quanto tempo vive uma tartaruga? Como é o trabalho num campo de produção de petróleo? Estas foram algumas das perguntas respondidas a 35 alunos do Programa Brasil Alfabetizado na última semana, quando participaram de uma visita ao Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar), no município de Pirambu e ao campo de trabalho da Petrobras em Carmópolis.

O dia de campo foi realizado pela coordenação do núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com o apoio da Petrobras, que cedeu o ônibus e toda a alimentação para o grupo. Os estudantes fazem parte do núcleo instalado no bairro Coroa do Meio, e a proximidade com um mundo totalmente diferente do que visualizam cotidianamente, vai render boas perspectivas em sala de aula, como afirma a coordenadora de EJA da Semed, Izabel Cristina Santos da Silva.

“A interação do grupo foi excelente, demonstraram vontade em aprender um pouco de tudo. Fizeram muitas perguntas sobre o funcionamento da área operacional da empresa estatal, curiosidade que também os acompanhou durante a visita ao Tamar. A viagem vai despertar uma aprendizagem através do diálogo coletivo, ou seja, ninguém ensina ninguém, mas os homens aprendem em comunhão, como dizia Paulo Freire”, comentou Isabel.

Esta foi a primeira viagem promovida pela coordenação do EJA em 2006, que já tem planos para novas excursões. Cada visita destas tem como ponto principal desenvolver o processo ensino/aprendizagem da melhor forma possível, aproveitando tudo o que acontece em volta de cada um dos alunos, afinal de contas, o processo de alfabetização não engloba somente o aprender a ler e escrever, mas principalmente, a interpretar o mundo em que vivem.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.