Alunos de escola municipal visitam Estação de Tratamento de Água da Deso
O objetivo da visita, que a escola realiza anualmente, é promover a conscientização desses pequenos cidadãos a respeito da importância de utilizar os recursos hídricos com responsabilidade.
De acordo com o professor Anderson Dantas, a atividade contribuiu para ampliar o universo de conhecimento dos alunos. “O objetivo foi mantê-los informados sobre o serviço de tratamento da água, para que possam expandir a visão de mundo e argumentar sobre a importância da água”, afirmou.
A trajetória que conduziu as crianças e adolescentes pelos diversos trechos da Estação de Tratamento de Água teve início com a visita ao rio Poxim, responsável pelo abastecimento de diversos bairros de Aracaju, como Siqueira Campos, Getúlio Vargas e o Centro.
As crianças acompanhavam atentas cada informação fornecida pelo geógrafo da Deso, Luís Carlos Sousa, e pelo professor de matemática, Washington Almeida. “Vocês estão diante de um rio fundamental para o desenvolvimento de Aracaju. Há cerca de 25 anos ele fluía livre de poluição, mas com o processo de urbanização ele passou a ficar contaminado”, explicou Luís Carlos. Em seguida, os pequenos visitaram o poço para onde procede a água que vem do rio e comprovaram o resultado dos danos causados ao meio ambiente. “Vi que a água do poço é suja e tem um cheiro meio desagradável”, disse Ítalo Menezes, 11 anos.
Enquanto os alunos observavam o funcionamento das bombas centrífugas, responsáveis pelo transporte de água, o geógrafo da Deso ressaltou a importância da visita realizada pelos estudantes da escola mantida pela Prefeitura de Aracaju. “Aqui é um laboratório completo, porque eles observam desde a água suja do rio, passando por esse processo de tratamento, até chegar ao resultado final. Conhecendo tudo isso, eles podem dar mais valor ao bem que consomem”, afirmou.
Durante a caminhada pela ETA, os estudantes conheceram todas as etapas do processo de tratamento da água. A trajetória incluiu também a visita ao laboratório, onde amostras do produto são diariamente submetidas ao controle técnico.
Os novos conhecimentos obtidos pelos alunos na tarde de ontem já começaram a produzir resultado. “Vendo a água sendo cuidada a gente aprende a gastar menos”, destacou Daniella Gomes, 11 anos. “Aprendi que a gente não deve estragar a água, porque ela é muito preciosa e muito importante para a vida”, disse a adolescente Ana Lécia Azevedo, 15.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos de escola municipal visitam Estação de Tratamento de Água da Deso – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie