[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os ouvidos atentos dos alunos da escola municipal Maria Thétis Nunes, bairro América, não perderam nenhum detalhe das informações trazidas pela técnica do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fátima Maynard. Eles participaram ontem, dia 9, da primeira etapa da Pré-Conferência de orientação visando a Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente.

A partir do lema “Vamos Cuidar do Brasil Juntos”, a Conferência, que é resultado de uma parceria entre os ministérios do Meio Ambiente e da Saúde, ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, em Brasília. O objetivo é ampliar a participação dos alunos de 5ª à 8ª séries das escolas das redes estadual, municipal e particular na formulação de propostas para um Brasil sustentável, fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Essa primeira etapa, promovida pela Semed, buscou motivar a participação dos estudantes e informá-los sobre os critérios necessários para a concretização das três etapas da conferência. As próximas pré-conferencias serão realizadas pela escola: uma se destina à seleção dos temas para a definição das propostas e a confecção dos cartazes, feitos pelos próprios alunos, e a outra promoverá a escolha do melhor cartaz e do aluno que representará Sergipe em Brasília.

Além de promover a análise do universo ambiental, os temas obrigatórios nas propostas também impulsionam a análise crítica sobre o universo vivenciado pelos estudantes. Nossa Água, Nossas Plantas e Animais, Nossos Alimentos, Comunidade em que vivemos e Escola em que Estudamos, são os assuntos que permeiam o campo interdisciplinar dos estudantes selecionados para elaborarem as propostas.

A Escola Maria Thétis Nunes já inclui um projeto pedagógico referente ao Meio Ambiente em sua grade curricular. O trabalho de mobilização envolverá não apenas os estudantes de até 15 anos, mas sim todo o corpo discente da instituição. “Nós estamos aproveitando esse momento para que todos participem, mesmo que seu projeto não seja votado, não importando se pela questão da idade ou da qualidade do produto. Queremos que todos se envolvam”, afirma o professor de Ciências responsável pelo desenvolvimento do trabalho na escola, Carlos Messias.

Segundo o professor, a integração das crianças a fim de realizar um trabalho produtivo está associada à mobilização dos professores. “Quanto mais mobilizarmos os garotos, mais eles se engajarão na proposta e no projeto. Temos alunos aqui na escola que têm tendência para as questões ambientais e eles com certeza irão se engajar, mas nós não iremos realizar um trabalho apenas para eles”, enfatiza Carlos Messias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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