[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Criada com o intuito de proteger um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade de Aracaju, a Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), serviu como cenário de visita para alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do curso de Engenharia Florestal. Na visita feita na tarde de hoje, 07, os acadêmicos da disciplina Gestão em Unidades de Conservação conheceram um pouco do funcionamento da APA, e as potencialidades e riquezas proporcionadas para a região metropolitana.

Priorizando um pouco sobre a importância da área de proteção para a região, a coordenadora da APA Morro do Urubu, Melanie Nascimento, pontuou que ela está localizada na área urbana de Aracaju, e limita-se ao Norte com o Rio do Sal, ao Leste com o Rio Sergipe, e ao Sul e Oeste com as áreas urbanas da zona norte do município.

“Vale destacar que o Morro do Urubu abriga um dos últimos testemunhos de Mata Atlântica da cidade, abrangendo assim uma área de 213.872 hectares, constituída por áreas públicas e privadas”, informou Melanie, destacando ainda que a área de proteção ambiental possui um Conselho Consultivo com 23 membros titulares e 23 membros suplentes, um Conselho Paritário e um Centro de Educação Ambiental.

Já em relação às Unidades de Conservação de Sergipe, Melanie afirmou que as UCs tratam-se de espaços territoriais e que seus recursos ambientais são legalmente instituídos pelo poder público, com objetivos de conservação, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção em função da Lei nº 9.985/2000 do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

“Entre os objetivos das UCs, destacam-se a manutenção da diversidade biológica, a proteção de espécies e recuperação dos recursos hídricos, bem como a promoção da educação ambiental, do ecoturismo, a pesquisa científica e a proteção de recursos naturais para sobrevivência de populações tradicionais”, frisou a coordenadora.

Para a professora Dra. Laura Jane Gomes, a visita dos alunos dentro da APA Morro do Urubu foi fundamental, uma vez que os acadêmicos tiveram a oportunidade de sair um pouco das salas de aulas e vivenciar a realidade daquilo que é ensinado dentro das universidades. “Durante essa visita, os alunos puderam ter um contato maior com a gestora da unidade, tiraram suas dúvidas e fizeram alguns questionamentos. Esse momento é fundamental para que eles tenham uma noção do que é gestão”, afirmou, comentando ainda que a Semarh vem sendo um forte parceiro para a disseminação destes conhecimentos.

No final da visita os estudantes conheceram o Teleférico de Aracaju. Uma oportunidade de conhecer do alto as belezas e potencialidades que tem a Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.