[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta terça-feira, 7, universitários do primeiro período do curso de Geografia da Universidade Federal de Sergipe assistiram à aula da disciplina Cartografia Básica, na sala da Gerência de Informações Geográficas e Cartográficas (Gigec) da Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan). A visita teve como o objetivo mostrar na prática como é desenvolvido o trabalho cartográfico em Sergipe, aperfeiçoando os conhecimentos obtidos pelos alunos em sala de aula.

Na oportunidade os alunos puderam conhecer os mapas e estudos que a Seplan disponibiliza, com informações específicas dos territórios sergipanos. De acordo com o professor Msc Paulo José, que acompanhou os universitários, a visita foi de grande importância para o desenvolvimento da educação dos acadêmicos. “Visita como essa possibilita aos alunos maior contato com os trabalhos cartográficos desenvolvidos em Sergipe, as técnicas que são utilizadas, etc. Essa é a oportunidade que eles têm de ver na prática o que viram conceitualmente na sala de aula”, pontuou Paulo.

Durante a visita os técnicos da Gigec mostraram todo o trabalho que a Seplan desenvolveu durante os quatro anos, com destaque para o mapeamento do Estado. “A Seplan está possibilitando o mapeamento de todo o Estado, com isso, Sergipe ganha um grande instrumento para delimitar ações e planos estratégicos do nosso Estado”, explicou a gerente do Gigec, Flávia Moreira.

O calouro Paulo Almiro Santos ficou entusiasmado ao conhecer os produtos da gerência. “Essa ideia de vermos na prática o que tanto se propõe em sala de aula, é interessante, pois nos mostra o avanço das geotecnologias no nosso Estado e serve de estímulo tanto para nossa vida acadêmica, como para profissional”, diz o aluno. Para a aluna Daniele Luciana Santos, a visita à Seplan foi esclarecedora. “Essa aula abre um leque de opções para nós que estamos no primeiro período, quais são as áreas de atuação da geografia e suas abrangências, e nos elucida sobre a situação do Estado em relação aos estudos geográficos”, falou a acadêmica.

Visitas

Visando o desenvolvimento positivo de Sergipe, a Seplan disponibiliza visitas técnicas para estudantes e professores que pretendem evoluir os conhecimentos em áreas especificas contidas no órgão. Durante todo o ano, a secretaria é visitada por acadêmicos de Geografia. “A Seplan está de portas abertas para receber os alunos universitários, apresentando produtos que mostram o desenvolvimento do estado nos últimos anos, envolvendo desde a geração de mapas temáticos, produtos referentes aos municípios sergipanos, assim como também a geração da nova Base Cartográfica do Estado de Sergipe”, esclareceu a gerente da Gigec, Flávia Moreira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.