Alunos da rede pública estadual vão ao cinema no projeto A Tela em Sala de Aula
A manhã desta quinta-feira, 6, foi especial para os alunos alunos da rede pública de ensino. Eles participaram do projeto “A Tela em Sala de Aula”, em que tiveram a oportunidade de assistir a filmes no Cinemark, no Shopping Jardins. Muitos dos alunos nunca tinham entrado numa sala de cinema e se emocionaram. É o caso de Edjani Silva Santos, 14, do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite. “Estou achando ótimo porque quem nunca veio pode curtir essa experiência. E dependendo do filme, se for educativo, pode nos ajudar em sala de aula”, afirmou.
O projeto, que teve início no dia 30 de setembro e vai até o domingo, 9, integra a programação do 9º Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) e é realizado pela Copacabana Filmes, com produção local da Casa Curta-se, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Educação e TV Sergipe.
De acordo com a representante da TV Sergipe, Flávia Menezes, cerca de 865 alunos de escolas públicas participaram do projeto nesta manhã. Para ela, essa é uma grande oportunidade para os estudantes. “Nosso objetivo é proporcionar a essas crianças um dia diferente. Muitas delas nunca tiveram acesso ao cinema; então este é um universo novo. Elas vêm, recebem lanche e levam uma experiência gratificante de cultura”, disse.
O professor Wlademyr de Menezes, do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, explicou a importância dessa atividade fora da escola. “Tudo que seja feito fora da sala de aula tem um valor. Os alunos se empolgam e se motivam a estudar mais”, afirmou.
Já a produtora executiva da Casa Curta-se, Dayse Rocha, salientou a importância do projeto para as crianças. “Este é um evento de extrema importância, pois difunde o audiovisual, ensinando a fazer e apreciar o cinema desde a idade infantil”, afirmou. Segundo ela, cerca de 12 mil alunos das redes estadual e municipal devem participar do projeto.
Nesta quinta-feira estiveram presentes alunos das escolas estaduais Presidente Emílio Garrastazu Médici, Professor Gonçalo Rollemberg Leite, Professor Benedito Oliveira e Professor Francisco Portugal. Foram exibidos os filmes “Histórias Preciosas”, “Um presente para Winky” e “O pequeno Nicolau”. Amanhã, sexta-feira, é a vez de mais 200 alunos da rede estadual dos colégios Jornalista Paulo Costa, Lucília Moraes Chaves e João Bosco de Andrade Lima, curtirem a sessão de cinema.
Primeira vez
Para muitos alunos, essa foi a primeira vez que puderam assistir a um filme no cinema, a exemplo da estudante Ketlyn Tainá, 13, do Colégio Estadual Presidente Médici. Ela disse que gostou de participar do projeto. “É uma oportunidade muito boa para a gente, porque sai um pouco da rotina da sala de aula”, disse.
A mesma opinião foi compartilhada pela sua colega, Larissa Santos Nascimento, 15. “É uma oportunidade boa, achei interessante e nos incentiva bastante nos estudos”, afirmou. Já Tayse Santos, 16, disse que gostou da experiência porque mudou o cotidiano dos alunos, tirando da rotina.
A aluna Júlia Ramalho, 11, do Gonçalo Rollemberg Leite, disse ter se divertido muito durante os filmes. “Foi uma experiência única. Gostei muito dessa oportunidade que tivemos de assistir aos filmes, tendo esse momento fora da sala de aula”, explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos da rede pública estadual vão ao cinema no projeto A Tela em Sala de Aula – Fotos: Wandycler Júnior