Alunos da rede municipal são destaques nacionais em competições esportivas
Há um mês Rafael Pereira vem usufruindo e comemorando a faixa preta em Karatê. A paixão pelo esporte começou aos sete anos de idade, quando ainda fazia parte da 1ª série do Ensino Fundamental do Presidente Vargas. Hoje, aos 15 anos, não resta nenhuma dúvida que ama o esporte, também praticado por mais quinze alunos da escola. “Na primeira série vi o professor de karatê dando aula e comecei a partir dalí a me interessar por esse esporte. Atualmente, através dos meus esforços, posso comemorar a conquista da faixa preta, o que pra mim é uma grande vitória”, disse.
Campeão brasileiro por quatro vezes e sergipano por sete, o aluno coleciona medalhas em outros eventos que também já participou. Ao todo, 37 medalhas fazem parte dos oito anos dedicados ao esporte. “Realizo meus treinos na quadra poliesportiva da escola, mas, tenho ainda o sonho de encontrar um local específico e com os equipamentos necessários para melhorar ainda mais meu desempenho. Com relação ao futuro, gostaria de ter um patrocinador e um treinador para atingir mais degraus”, acrescentou Rafael.
Mas o time do Presidente Vargas não pára por aí. Quem também possui brilhantes resultados é a estudante Josenilda Silveira Almeida, 5ª série, portadora de necessidade educativa especial. Ela possui deficiência auditiva, o que não lhe impede de praticar com satisfação judô há aproximadamente cinco anos. Tanta dedicação não poderia ter um resultado diferente, são 31 medalhas conquistadas nos diversos campeonatos que participou, o mais recente, na cidade do Recife, em Pernambuco, de onde voltou com a medalha de 2º lugar. A garota está sempre acompanhada da mãe, Josefa Nilda Silveira.
De acordo com a professora Letícia Alves dos Santos, que trabalha alfabetizando os portadores de deficiência auditiva, Josenilda é uma garota muito esforçada e dedicada. “Também tenho um filho com este tipo de deficiência e sei o quanto costumam se empenhar para atingir os objetivos”, complementou.
Segundo o coordenador geral da EMEF Presidente Vargas, Cláudio Gomes Gonçalves, a escola e os pais de alunos buscam oferecer todo o incentivo aos alunos que praticam esportes, pois acreditam que desta forma o nível educacional também é melhorado. “Os alunos têm um rendimento educacional maior ao praticarem atividade física. Vale ressaltar que não fornecemos somente o karatê e judô, mas também handball, futsal e capoeira”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos da rede municipal são destaques nacionais em competições esportivas – Fotos: Ascom/Semed