[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Instituições militares e entidades civis se unirão a 31 escolas da rede municipal de ensino para compor a apresentação que irá sinalizar a formação histórica e cultural de Aracaju no próximo dia 31 de agosto. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Desfile Cívico 2003 contará com originalidade e diversidade de temas, a origem, o desenvolvimento, a tradição e a cultura do povo aracajuano.

O tema Aracaju: Origem e Cultura de um Povo será amplamente desenvolvido por meio de apresentações que irão demonstrar aspectos como a mistura de raças, o sincretismo religioso e as diversas manifestações culturais e populares. Enquanto as escolas se preparam para evidenciar nas ruas essa riqueza temática, instituições militares como a Guarda Municipal de Aracaju e o 28O BC do Exército Brasileiro ensaiam os passos que marcarão a marcha pela rua Bahia, no bairro Siqueira Campos.

Para se unir a diversos estudantes e militares, o grupo de idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a União dos Escoteiros do Brasil em Sergipe também irão participar do Desfile e prestar sua homenagem à pátria.

Narrativas referentes aos primeiros habitantes que povoaram a capital serão mostradas pelos estudantes das escolas Dom José Vicente Távora e Oscar Nascimento, enquanto os municípios sergipanos terão aspectos de sua história e cultura delineados por meio da EMEF Sabino Ribeiro.

A formação e o desenvolvimento de pedaços de Aracaju, como o Centro Histórico e os bairros Industrial, Siqueira Campos e Santo Antônio, serão relembrados e mostrados ao público quando alunos de unidades como Presidente Vargas, Maria Thétis Nunes e Henrique Teixeira Lott marcharem nas ruas.

A arte, o artesanato e o esporte desenvolvidos na capital têm espaço garantido no Desfile Cívico 2003. Quem irá expressar a prática dessas atividades que tão bem definem a cultura de um povo são os estudantes da rede municipal, por meio da EMEF Ministro Geraldo Barreto Sobral, e de ensino particular, representados pelos Colégios Gennius Máximus e Unificado.

O reisado, o samba de coco e o guerreiro são formas de manifestações folclóricas aqui praticadas e que serão demonstradas com originalidade pelos alunos de escolas municipais como Laonte Gama da Silva e Olga Benário. Sem perder o compasso, as festas populares, a exemplo do Carnaval, São João e Natal, serão apresentadas por escolas como José Conrado e Florentino Menezes. A folia que marca o Forró Caju também terá seu espaço quando a banda da EMEF Professor José Antônio da Costa Melo entrar na marcha.

Num evento que além de fazer um resgate da origem e crescimento de Aracaju demonstra aspectos das tradições que marcam a cultura de seu povo, o desfile da religiosidade não poderia faltar. A fé evidenciada nas práticas das novenas e trezenas será retomada pelos alunos de unidades de ensino como Sérgio Francisco Silva e Manoel Bonfim. E a homenagem a personalidades ilustres, como o jornalista Hilton Lopes, que ajudaram a escrever as páginas da história de Sergipe será prestada pelas escolas Freitas Brandão e Oviêdo Teixeira.

O resultado do trabalho que será efetuado por cada unidade de ensino, bem como entidades civis e instituições militares será comprovado pela comunidade em geral dia 31, tendo a rua Bahia como palco. Por meio do Desfile Cívico 2003, a Prefeitura de Aracaju sinaliza mais uma vez seu compromisso com a identidade e a valorização da história, tradição e cultura do povo aracajuano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.