[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Músicas com mensagens de paz, protesto e de reivindicações foram cantadas por crianças que participaram do lançamento do CD “Rap na Escola” que faz parte do Projeto Escola Aberta da Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu ontem à noite, dia 10, no Mirante da Praia 13 de Julho, e contou com a presença do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas da rede municipal participaram do projeto. Mais de 100 músicas foram inscritas e 22 fazem parte do repertório do CD. O objetivo dessa idéia é estimular os alunos na produção musical para que mostrem as dificuldades do dia-a-dia da sua comunidade, além de levar à sociedade o resultado do trabalho que propõe gerar a inclusão e a divulgação da música negra.
“Canto rap há mais de cinco anos e faço parte do grupo Campo Minado. Fiz a letra da música inspirado nos problemas da minha comunidade e com o depoimento de alguns colegas. Eu achei o projeto muito bom”, afirmou emocionado o Mano F.S, como prefere ser chamado, autor do rap “Futuro da Organização” e aluno da Escola Municipal Sabino Ribeiro. Durante a programação ocorreu a apresentação da banda de rap Mensagenegra.
O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, que compareceu ao evento ao lado do vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, e demais autoridades municipais, lembrou o objetivo da Secretaria Municipal de Educação que visa construir um projeto pedagógico para recuperar a qualidade do ensino no município.
“Caminhamos para transformar a arte e a educação, o rap é uma forma de retratar a situação das ruas e confirma valores de justiça e lealdade. Queremos estimular as crianças a traduzir a vida em música e poesia para criar uma cidade mais justa e igualitária”, afirmou Marcelo Déda.
De acordo com secretária de Educação, Rosângela Santana, esse projeto é importante para que surjam novos profissionais. “Não temos como base fins lucrativos, confeccionamos 1.000 cópias do CD para serem distribuídos entre os participantes. Vamos criar outros projetos para a valorização da cultura sergipana”, enfatizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.