[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Estou achando muito bom”, disse, emocionado, Lucas Lemos, 11, do Colégio Estadual José Amaral Lemos, ao assistir à apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) na manhã desta quinta-feira, 4, no teatro Tobias Barreto. 

Cerca de 400 alunos dos colégios estaduais Murilo Braga, de Itabaiana, e José Amaral Lemos, de Pirambu, encantaram-se com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe. O evento faz parte do projeto Concertos Didáticos, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Secretaria de Estado da Cultura.

Ayle dos Santos Nunes, 12, também aluna do Amaral Lemos, destacou a necessidade de se ter essa atividade extraclasse. “É um momento de lazer para a gente, pois não ficamos sós em sala de aula. Essa apresentação é muito importante para os jovens aprenderem o valor da orquestra”, disse.

A aluna Micaele Nunes, 14, do Colégio Estadual Murilo Braga, gostou muito da orquestra e disse que a apresentação é um incentivo. “Achei bem interessante. Esse concerto pode incentivar os estudantes a gostarem de música clássica”, disse. Quem também gostou foi o seu colega Jéfter Teles Fonseca, 14. “Essa é uma grande oportunidade para que a gente tenha acesso à cultura de qualidade”, elogiou.

Acesso

“A intenção é justamente fazer com que crianças e adolescentes de vários municípios que antes não tinham sido contemplados tenham essa oportunidade de presenciar a nossa Orquestra Sinfônica”, explicou o técnico pedagógico do Departamento de Educação (DED/Seed), Jorge Henrique Monteiro. O projeto Concertos Didáticos tem como objetivo ampliar o gosto musical do estudante através da apreciação da música erudita. Segundo Jorge Henrique, a meta é trazer, até o final do ano, 3.600 alunos.

Segundo o maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), Guilherme Mannis, o concerto desperta a admiração dos alunos. “O contato das crianças com a música clássica é mágico. A gente percebe o senso de admiração que elas têm quando ouvem as grandes harmonias. Tem crianças que estão vindo pela primeira vez a Aracaju, e nada mais bonito que apreciar o concerto da Sinfônica”, disse.

A professora Carolina Oliveira do Vale, do Colégio Estadual José Amaral Lemos, ressaltou a interdisciplinaridade do projeto. “Um evento como esse é importante para a cultura dos meninos, que passam a ter esse contato com a música erudita, que não é tão difundida para todas as classes sociais. É bem interdisciplinar”, disse.

O professor João Manoel Dávila elogiou a iniciativa da Seed em trazer os alunos para assistir à apresentação. “Esse é um tipo de música a que as pessoas não têm muito acesso, especialmente os alunos da escola pública. É, sem dúvida, um enriquecimento para a cultura dos nossos alunos; é uma experiência única”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.