[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os alunos Samuel Felix Hora e José Raimundo Santos Júnior, do Colégio Estadual Walter Franco, de Estância, participaram da 6ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE – 2008), que foi realizada no Campus da Universidade de São Paulo (USP). Eles foram acompanhados pelas professoras orientadoras Acácia Vilar Lessa e Maria de Fátima Moraes. Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), os jovens estudantes tiveram a oportunidade de apresentar o projeto ‘Destruidor de Teias’. O evento aconteceu no período de 11 a 15 de março.

O projeto teve início com um trabalho de pesquisa com donas de casa. "Os alunos descobriram que muitas delas possuem alergia por conta do pó que sai da vassoura. Pensando nisso, os estudantes criaram um aparelho, de baixo custo, que suga a teia de aranha de forma prática e saudável", informou a professora Acácia Vilar. "Através de uma hélice ligada a um motor a teia é destruída sem deixar nem um tipo de resíduo que provoque alergia", explicou.

No evento, houve uma vasta programação para os participantes. Além de visitas monitoradas a laboratórios, museus e Institutos foram oferecidos cursos para os professores orientadores, a exemplo do Curso de Iniciação à Metodologia Científica. Ao todo, participaram 289 Projetos de 25 estados brasileiros, bem como de países integrantes de Mercosul. Durante todo o dia, a feira era visitada por estudantes e professores tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior.

Para os professores orientadores, a Feira foi muito importante porque, além de estimular o aluno para o desenvolvimento da pesquisa científica, promoveu a integração de alunos e educadores de todo o Brasil e de países do Mercosul.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.