[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os 54 alunos da rede estadual que tiveram seus trabalhos selecionados durante a seletiva da edição 2006 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram contemplados, no último sábado, 14, com medalhas de prata e bronze e certificados de menção honrosa. A solenidade de entrega aconteceu no auditório da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), localizada à rua Lagarto, no Centro de Aracaju.

No total, foram premiados 70 alunos sergipanos das redes públicas federal, estadual e municipal. Eles receberam 15 medalhas de prata, 15 de bronze e 40 certificados de menção honrosa. Os alunos da rede estadual receberam 10 medalhas de prata, 11 de bronze e 33 certificados de menção honrosa. Participaram alunos da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. 

Professores, escolas e os alunos participantes também concorreram a prêmios. O professor de matemática Nivaldo Leite de Santana, da Escola Estadual Professor Valnir Chagas, de Aracaju, foi contemplado. Ele terá acesso a um estágio no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Já a escola recebeu como prêmio um notebook com kit de projeção móvel (Datashow) e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática. Esta instituição de ensino teve dois alunos contemplados com medalhas de prata.

A Olimpíada também premiou os municípios participantes. A escolha do vencedor esteve baseada na média aritmética dos pontos obtidos por todas as suas escolas estaduais e municipais, inscritas na segunda fase da OBMEP. Salgado foi o município sergipano agraciado com o troféu da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2006.

Na ocasião, o coordenador da Olimpíada para o estado de Sergipe, professor Valdemberg Araújo da Silva, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresentou um vídeo explanando a importância da matemática para o mundo. Ele pediu que todos continuassem na busca por maiores conhecimentos e mostrassem que não existe nenhuma diferença entre ser um estudante da rede pública ou privada, quando se tem interesse em aprender.

Participaram da solenidade de premiação professores, diretores e coordenadores das escolas participantes, alunos, pais de alunos premiados, e representante do Ministério Público. O assessor técnico da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Murilo Navarro, esteve no local representando o secretário, professor José Fernandes de Lima. A prefeita de Salgado, Janete Lima, também compareceu ao evento.

Olimpíada

A Olimpíada de Matemática é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A Olimpíada exige preparação específica, onde os alunos participantes treinam para desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, bem como métodos adequados de pensamento e de trabalho.

Depoimentos

Um dos alunos premiados com medalha de prata foi Ramon Nogueira. Aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Abelardo Romero (Lagarto). Ramon se diz um apaixonado pela lógica e, conseqüentemente, pela matemática. Ele prestou vestibular no início deste ano para Licenciatura em Física (UFS). Foi aprovado e está bastante empolgado com o curso. "Gosto muito de matemática, mas também aprendi a gostar de física", disse o estudante.

Joáes Elias dos Santos Rocha, aluno do 3º ano do Colégio Almirante Barroso, em Muribeca, disse que passou a se interessar pelos cálculos matemáticos a partir do incentivo de alguns professores. De acordo com o aluno, o método utilizado em sala de aula facilitou a aprendizagem e estimulou a prática da disciplina.

A professora Eliane Azevedo, do município de Lagarto, afirma que o material didático existente hoje nas escolas tem contribuído para que um número maior de alunos sinta prazer em aprender matemática. Ela atribui essa mudança aos novos livros didáticos que trazem a história da matemática e aos métodos de ensino utilizados por alguns professores, "considerados mais atraentes pelos alunos".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.