Alunos da Fundação São Lucas visitam Hemolacen
Cerca de 30 alunos do curso técnico de Enfermagem da Fundação São Lucas visitaram na manhã de quinta-feira, 10, o Banco de Sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe e Laboratório Central de Saúde (Hemolacen). Na oportunidade, os estudantes participaram de uma palestra, tiraram dúvidas sobre o funcionamento da unidade e aprenderam os procedimentos para se tornar doador voluntário.
Acompanhados do professor Gilvan Barreto, enfermeiro do Hospital São Lucas, os alunos foram recepcionados no Hemolacen pela coordenadora do Centro de Treinamento e Pesquisas (CTP), Tatiane Bohmer, que ministrou uma palestra com o tema "A importância de ser doador". Alguns estudantes aproveitaram a ocasião e também doaram sangue.
A visita faz parte da programação da campanha educativa que o Hemolacen está desenvolvendo desde janeiro deste ano com empresas, escolas, repartições públicas, organizações não-governamentais, associações, entidades e unidades de saúde da capital e interior.
De acordo com a aluna de enfermagem Maria Cecília Mendonça, a oportunidade de aprender mais sobre a doação de sangue foi de fundamental importância. Com sangue ‘O’ negativo, tipo bastante procurado e difícil de encontrar, ela deu o exemplo e fez sua doação. "Estou muito satisfeita porque posso ajudar a salvar vidas e pretendo continuar doando sempre", declarou.
Turismo
No fim da manhã, o Banco de Sangue do Hemolacen recebeu também doações de alguns guias turísticos do Estado. A ação fez parte da programação em homenagem ao Dia do Turismo, comemorado nesta quinta. O turismológo José Adeilton Santos, 39, é doador há 10 anos. "Doei a primeira vez porque meu irmão mais velho ia fazer uma cirurgia vascular, gostei e não pretendo parar tão cedo", falou.
Para mais informações sobre como dar sangue, basta entrar com o Serviço Social ou o Centro de Treinamento do Hemolacen pelo fone (79) 3259- 3191.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos da Fundação São Lucas visitam Hemolacen – Foto: Márcio Garcez/Saúde