Alunos da Escola Sabino Ribeiro se preparam para a Conferência Nacional do Meio Ambiente
Trabalhando em grupos, ou sozinhos, os alunos iniciaram o processo de confecção dos cartazes e o desenvolvimento das propostas na última sexta-feira, dia 12. Empolgados e confiantes, eles insistiram em enfatizar a premissa principal da conferência: encontrar uma forma prazerosa de cuidar do Brasil, pensando em sua comunidade e principalmente na cidade de Aracaju.
Após uma semana de oficinas, feitas pelos professores da própria instituição, sobre os temas propostos pela organização da conferência, as crianças foram reunidas no pátio e na quadra da escola para formular as frases e então constituir uma assembléia de votação do vencedor. Definida a frase vencedora, todos fizeram cartazes expondo sua melhor forma de ilustrá-la.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Fátima Zuzarte, esse projeto é de suma importância por reunir os professores de todas as áreas de ensino num trabalho interdisciplinar conjunto, pensando unicamente em auxiliar e motivar as crianças. “Para os alunos é um motivo de muita alegria participar desse trabalho. Eles colocaram para fora aquilo que têm de melhor, porque nós temos verdadeiros artistas aqui na Emef Sabino Ribeiro”, ilustrou.
Ela ainda informou que os professores utilizaram uma forma universal de trabalhar o tema, pensando em abranger a capacidade de assimilação dos meninos, para que houvesse um dinamismo e uma maneira particular de se expressar. No entanto, o mais importante para a escola foi prezar pela liberdade de criação. “Eles assimilaram muito bem os temas. Acredito que pelo fato de a escola basicamente ceder o espaço de todas as áreas educacionais, independente de ser ciências, matemática, ou português, no ato de desenvolver esse projeto. Eles têm consciência do que fizeram”, completou o professor de Ciências, Carlos Costa. Ainda sobre a receptividade das crianças, ele informou que um outro fator impulsionou ainda mais a motivação. “A mídia contribuiu bastante para o nosso trabalho”, concluiu.
Mesmo sabendo que não podia participar da competição por ter acima de 15 anos, Clécia Vieira Santos, da 5ª série, não mediu esforços para a confecção de seu cartaz. “Eu continuei fazendo meu trabalho por que queria ajudar as minhas amigas de 14 e 15 anos. Precisava ajudá-las a organizar as idéias”, afirmou.
Hoje à tarde, dia 17, a escola promoverá uma assembléia para a votação do delegado que representará a escola na Conferência Nacional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos da Escola Sabino Ribeiro se preparam para a Conferência Nacional do Meio Ambiente – Fotos: Walter Martins AAN Clique na foto e amplie