[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aconteceu durante toda a manhã de hoje, 20, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Glória Macedo, localizada no bairro Industrial, a I Feira de Ciências da unidade de ensino. O objetivo do evento é aprimorar os conhecimentos e fazer com que os alunos de 1ª a 4ª séries exerçam na prática o que vinham aprendendo na teoria.

Os animais, as plantas, a reciclagem e a alimentação saudável foram os quatro temas
tratados durante a feira. “Os alunos estão satisfeitos por mostrarem a toda comunidade
escolar as tarefas que foram desenvolvidas junto à equipe pedagógica. Há mais de 15 dias nos preparamos com dedicação para podermos alcançar os resultados que estão sendo obtidos hoje”, disse a coordenadora pedagógica da EMEF, a professora Maria Permínia Gama de Souza.

Para a professora da 4ª série, Mônica Lucas, que se responsabilizou em mostrar aos
alunos tudo sobre a alimentação saudável, é viável, desde já, ressaltar a importância de ingerir alimentos que façam bem à saúde. “Mostrar a procedência alimentícia para os pequenos aprendizes faz parte de um dos objetivos do tema. Fizemos questão de salientar que a água e o sal; o queijo, o peixe e as verduras, por exemplo, são de origem mineral, animal e vegetal, respectivamente”, informou Mônica.

O tema “animais” ficou com a educadora da 1ª série, Ilma da Silva Santos. “A reprodução e o crescimento dos bichos; quem são os animais nocivos e peçonhentos, por exemplo, foram exemplificados através de painéis e cartazes com fotografias. Já aqueles mais conhecidos, como a borboleta e a minhoca, foram feitos criativamente pelos alunos através da massa de modelar”, salientou Ilma.

“Os alunos interagiram da melhor maneira possível, observando dia-a-dia o crescimento da plantinha que foi cultivada com amor e carinho até o momento da feira. Muitos pensam em levar para casa o pé-de-feijão, com o intuito de continuar preservando um pouquinho da natureza”, ressaltou a professora da 3ª série, Fabiana de Almeida Santos.

Reciclagem na escola

Vários trabalhos foram feitos com reutilizando o lixo. Um dos materiais trabalhados foi o papelão, transformado em caixa de sapato, o rolo de papel higiênico em porta-lápis, a garrafa de plástico virou brinquedo infantil, a caixa de leite se transformou em embalagem para presente; já os palitos de picolé se transformaram em porta-jóias.

“Achei muito legal participar da feira, pois, meus professores ensinaram pra gente como fazer as miniaturas dos bichos”, disse a estudante Beatriz Avelina dos santos. “A partir de agora vou pegar vários matérias recicláveis lá em casa e transformá-los”, comentou a estudante Natália Bastos Ferreira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.