Alunos classificam como vitória a aprovação no vestibular
Campeão de pontos entre os alunos do curso Pré-Universitário da rede estadual, o estudante Luís Américo Ribeiro de Oliveira, do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, fez questão de levar mãe, irmã, namorada, família inteira para a missa de ação de graças promovida pelo Governo do Estado em comemoração aos 662 alunos da rede estadual que passaram no Vestibular 2008 da Universidade Federal de Sergipe e outros 472 aprovados em vestibulares de universidades e faculdades particulares – número que ainda pode aumentar já que muitas instituições não divulgaram seus resultados. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 16, no Clube do Banese.
"Estudei a vida toda em escola pública, primeiro em Poço Verde, depois em Aracaju. Apesar de todas as dificuldades, tive bons professores e estímulo em casa. Mais o empenho maior é do próprio aluno", afirmou Luís Américo, cabeça raspada, orgulho cheio dos 12.237 pontos, aprovado em 23º lugar no curso de Engenharia Civil.
Professor de português no Pré-Universitário do pólo no município de Itaporanga D’Ajuda, Jeferson de Souza também ficou satisfeito de participar das comemorações de uma vitória que é também de quem lida no dia a dia da sala de aula. "Sou ex-aluno de escola pública e participar dessa vitória é uma forma de sentir o retorno da minha colaboração como professor na formação dos alunos e prepará-los para a universidade", afirmou o professor.
Mãe da caloura em Estatística Érika Andrade, 17, a agente de saúde Valdirene Andrade, 37, colheu os resultados do incentivo dado dentro de casa. "Para quem vem de classe mais baixa, a educação dos filhos é uma luta muito grande. É com a escola pública que a gente conta nessa hora. Sempre tentei mostrar que quem não estuda agora, mais tarde vai ter menos chance na vida", disse a moradora do bairro 18 do Forte, na capital, que sempre matriculou os três filhos no Colégio Estadual Governador Valadares.
Melhores colocações
No vestibular para o curso de Ciências Contábeis diurno, o aluno Robert Fred Gomes Azevedo, do Colégio Estadual Tobias Barreto, ficou em primeiro lugar com 12.037 pontos. Também no curso de Secretariado Executivo a primeira colocação ficou com um aluno da rede estadual. José Valter Santana da Silva, que estudou no Pré-Universitário, fez 11.517 pontos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos classificam como vitória a aprovação no vestibular – Luís Américo Ribeiro de Oliveira / Foto: André Moreira/ASN