Alunas da Escola Municipal Laonte Gama se destacam em campeonatos de jiu-jitsu
Deysielle e Andréa praticam o esporte desde dezembro de 2001. Elas dizem que querem se tornar atletas profissionais e, se o currículo das duas for avaliado, as chances de que isso realmente aconteça são grandes. Deysielle já acumula quatro medalhas de ouro, enquanto Andréa tem duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
“Eu gosto muito de jiu-jitsu porque a gente aprende a lutar para se defender”, disse Deysielle. A estudante se mostrou consciente diante dos ensinamentos de seus professores Paulo Santos, campeão mundial de jui-jitsu, e seu treinador, Luciano Vieira. “É claro que a gente não pode usar o que aprende aqui para brigar na rua porque aí já é violência”, explicou. “Se isso acontecer a gente pode sair das aulas”, completou Andréa.
As medalhas foram conquistadas em campeonatos locais como a Copa Cosme e Damião, realizada entre os alunos da academia de mesmo nome, parceira da Escola Laonte Gama no treinamento das meninas. As garotas também conquistaram títulos no torneio entre academias que aconteceu no Shopping Riomar, no Campeonato Sergipano do Serviço Social do Comércio (Sesc) e em torneios feitos pela própria escola.
Em 2002 Andréa, Deysielle e a aluna da 4ª série, Lucileide dos Santos, conseguiram o índice necessário para participar do Campeonato Brasileiro de jiu-jitsu, mas não puderam viajar por falta de patrocínio.
Desempenho escolar
Para quem pensa que o esporte pode distrair a atenção dos alunos para os estudos, os resultados alcançados pelas duas garotas são um exemplo. Na última avaliação de Ciências, uma de suas disciplinas preferidas, Deysielle tirou nota 10. Já Andréa conseguiu nota oito na prova de Estudos Sociais. “Elas são excelentes alunas. As duas são muito disciplinadas e eu acredito que essa disciplina tem muito a ver com o que elas aprendem nas aulas de jiu-jitsu”, avaliou a professora Graziela Dantas.
O diretor da escola, Giselmo Albuquerque, afirma que o esporte é uma das melhores maneiras de encaminhar as crianças de forma positiva. “Eles têm muita energia e precisam gastar. O esporte é excelente porque ensina disciplina, cooperação e evita que eles procurem caminhos ruins como as drogas”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunas da Escola Municipal Laonte Gama se destacam em campeonatos de jiujitsu – Foto: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie