[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A estudante Jéssica Horta, que cursa a 3ª série do ensino médio no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, representará Sergipe no Senado Federal. A estudante foi a grande vencedora da etapa estadual do concurso de redação Jovem Senador, que neste ano teve como tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Ela tomará posse como senadora no dia 17 de novembro e permanecerá no cargo até o dia 19 do mesmo mês. Ao visitar o Senado Federal, a aluna da rede pública estadual conhecerá de perto toda a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

O Projeto Jovem Senador está em sua sexta edição, e cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. O projeto proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, a possibilidade de por três dias atuarem como senadores da República. Os trabalhos se iniciam com a posse dos jovens senadores e a eleição da mesa diretora, seguido das sessões em que os jovens parlamentares debatem, apresentam, discutem e votam os projetos apresentados, exatamente como fazem os senadores eleitos pelo povo. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a publicação no Diário do Senado Federal.

Jéssica ficou muito feliz ao saber que seu texto foi vitorioso e contou como ficou sabendo do concurso. “A professora Alessandra divulgou na escola o projeto Jovem Senador e estimulou toda a classe a se inscrever. No começo tive receio, mas com apoio da professora segui em frente e fiz a inscrição. Pesquisei bastante e tive como base para o meu texto a canção Assum Preto, de Luiz Gonzaga, como forma de clamar ao povo a libertar através da voz a ave que está presa na gaiola”, revelou a aluna, que pretende no futuro ser advogada.

Para a professora Alessandra Aragão, que foi orientadora dos alunos para o concurso de redação, essa conquista foi fruto do empenho e compromisso dos alunos do Atheneu. “Essa conquista foi o reconhecimento de um trabalho desenvolvido em sala de aula e que repercutirá em toda a escola. Faz com que o aluno da rede pública perceba seu potencial de escrever, perdendo o medo da caneta e do lápis, montando textos que refletem a vontade de fazer uma nação mais justa. Não tenho palavras para expressar minha felicidade”, disse a professora.

Essa também foi a opinião do professor Genaldo Lima, diretor do Atheneu Sergipense. “Fico muito satisfeito com professores como Alessandra, que desde que passou a lecionar no Atheneu buscou incentivar o aluno a ler e escrever mais. Já a aluna Jéssica sempre foi participativa e atuante na escola, por isso não me espantei quando constatei que seu texto tinha sido aprovado. Quero frisar que tenho muito orgulho da equipe docente e discente do Atheneu, que é compromissada e consegue êxitos em todo tipo de concurso de que participa”, salientou Genaldo.

Jovem Senador

O projeto Jovem Senador conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Os autores das 27 melhores redações, um por unidade da Federação, serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da república. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.