[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do programa Sergipe Alfabetizado, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, iniciou nesta terça-feira, 11, o 1º Ciclo de Capacitação de Alfabetizadores. O secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima, fez a abertura do curso, realizado no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP). "Atualmente em Sergipe existem 284 mil analfabetos. Alfabetizar essas pessoas é um grande desafio e todos vocês terão papel fundamental na melhoria da qualidade de vida desses sergipanos", destacou o professor Lima.

"A Secretaria da Educação tem realizado um trabalho conjunto com 68 municípios e instituições privadas para reduzir o índice de analfabetismo. Até o fim do ano vamos iniciar a alfabetização de 30 mil pessoas, com a participação de mil educadores", informou o secretário da Educação. Na parceria com a Fundação Banco do Brasil, através do BB Educar, a SEED está capacitando 117 professores, que, no mês de outubro, estarão em sala de aula iniciando o processo de alfabetização, com duração de oito meses.

O curso, que faz parte do Programa Sergipe Alfabetizado, segue as diretrizes do Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação (MEC). O treinamento está sendo direcionado para professores de Aracaju e São Cristóvão.

De acordo com a professora Isis Mota, que coordena o programa ao lado do professor Genivaldo Martirez, a capacitação tem o objetivo de oferecer a alfabetizadores e coordenadores de turmas o conhecimento sobre diversos assuntos que envolvem a área. "Serão oferecidos os subsídios teóricos-metodológicos condizentes ao processo de alfabetização de jovens e adultos de maneira autônoma, crítica e participativa", esclareceu a professora.

Durante toda a semana serão apresentados temas como ‘Psicogênese da língua escrita e estratégias’, ‘Concepção, conceito e estratégias de alfabetização’ e ‘Estratégias de ensino-aprendizagem e a contribuição da pedagogia freireana’. "Nosso desafio é contribuir para a superação do analfabetismo. Mostrar que através de convênios, entre instituições públicas e privadas, é possível reverter esse quadro. Vale lembrar que essa realidade é responsabilidade de todos na sociedade", disse o educador-formador Nilson João de Oliveira.

O curso será encerrado neste sábado, 15, com a realização de vivências e debates sobre a capacitação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.