[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As neurocirurgias eletivas (programadas), que eram feitas no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) em face da falta de estrutura do Hospital São José, começaram a ser realizadas esta semana na Clínica Renascença. A medida é conseqüência da celebração de um contrato emergencial entre a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e a direção da clínica, em atendimento ao termo de ajustamento de conduta firmado pelas partes no último dia 13, no Ministério Público de Sergipe.

Desde a última quarta-feira, 18, pelo menos dois pacientes que aguardavam para se submeter ao procedimento cirúrgico já foram encaminhados à unidade particular, o que contribui para reduzir a espera por cirurgias no HUSE. A realização das neurocirurgias na Clínica Renascença tem caráter temporário e deve durar 90 dias, prazo que pode ser prorrogado até que o Hospital São José reestruturado.

Duas cirurgias eletivas serão encaminhadas semanalmente para a Renascença. São casos de pacientes com aneurismas, tumores e deficiências cerebrais congênitas internados no HUSE. “Este tipo de acordo nos ajudará muito na rotatividade de leitos, abrindo espaço para o atendimento de outras demandas, além de diminuir a fila de pessoas que precisam da neurocirurgia”, avaliou a diretora-técnica e clínica do HUSE, Lycia Diniz.

O Ministério Público estipulou um prazo de seis meses para que o Centro Cirúrgico do Hospital São José seja reestruturado, inclusive com a compra de material cirúrgico e abertura de vagas na UTI para o pós-operatório.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.