Agricultura promove palestras sobre a cultura da palma
A Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) promove, nos dias 11 e 12 de setembro, respectivamente em Nossa Senhora da Glória e em Lagarto, palestra do pesquisador Paulo Suassuna sobre a cultura da Palma. Os eventos, que fazem parte do Projeto Palmas para o Nordeste, acontecem em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro).
O objetivo do projeto é propiciar o acesso aos avanços científicos e tecnológicos recentes nesta área, promover o intercâmbio entre profissionais e produtores sobre pesquisas científicas relacionadas às cactáceas e aos sistemas produtivos baseados na palma.
A iniciativa quer também disseminar os resultados de pesquisas adaptativas e experiências na utilização total dos cactus, incentivar a pesquisa nacional e internacional e o desenvolvimento de uma ação e cooperação mundial. Além disso, objetiva levar ao conhecimento de todos os interessados as técnicas para o aperfeiçoamento do cultivo, manejo e usos da Palma e de outras cactáceas, promovendo assim o desenvolvimento da região aonde se cultivam as lavouras xerófilas.
Para o secretário da Agricultura, Paulo Viana, o Governo do Estado tem buscado o crescimento e consolidação da cadeia produtiva do leite, buscando meios que venham agregar desenvolvimento a essa área. A meta final é possibilitar novas alternativas para melhorar as condições do homem do campo que depende das bacias leiteiras do Estado.
Características
A Palma é uma cactácea originária das regiões áridas do Continente Americano, mais especificamente, do México. Hoje é encontrada em países como a Espanha, Itália e em todo resto da Europa, assim como na África, Ásia, Oceania e América do Sul. É cultivada nas zonas áridas e semi-áridas de todo o mundo para produção de forragem, frutos e cochonilha e, em alguns paises, para alimentação humana (verdura, sucos, picles, gelatina, etc), produção de cosméticos e produtos medicinais.
O Brasil possui atualmente a maior área de palma plantada do mundo, com mais de 600 mil hectares cultivados. O Estado da Paraíba tem 85% de seu território inserido no Semi-árido brasileiro, onde o cultivo da Palma para alimentação animal já é largamente utilizado pelos agricultores e o interesse pelos outros modos de utilização da palma vem crescendo continuamente.
As palestras acontecerão a partir das 8h30min. Em Nossa Senhora da Glória, a palestra será na Associação Glória Esporte Clube e em Lagarto, na sede do Rotary Clube.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]