[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de incentivar a produção orgânica nos perímetros públicos de Sergipe, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) deu início à primeira fase para implantação da Tecnologia Social Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Cem produtores dos perímetros Jacarecica II, localizado em Malhador; Piauí, no município de Lagarto; Jabiberi em Tobias Barreto; e Ribeira e Jacarecica I, ambos localizados em Itabaiana, passaram por uma pré-seleção e já estão devidamente cadastrados no projeto.

Segundo Sônia Loureiro, engenheira agrônoma da companhia, a 2ª fase para a implantação da tecnologia é a licitação para a compra dos kits que comporão esse arranjo produtivo. “Esta ação é de responsabilidade do Sebrae, parceira do projeto, e está prevista para ser concluída ainda neste mês de março”, explica.

Após a conclusão dessa etapa, o Sebrae fará a entrega dos kits aos produtores, junto com a equipe técnica da Cohidro que, na sequência, começará a implantar o sistema nos lotes dos produtores selecionados. “As atividades de implantação serão realizadas em sistema de mutirão. Trabalharemos junto com cada produtor para que o resultado do projeto seja exatamente o que buscamos”, acrescenta a engenheira, ressaltando que durante todo o período, os produtores serão capacitados pelo Sebrae e contarão com assistência técnica da Cohidro.

Ela conta ainda que para se obter um alimento de origem orgânica, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências, como agronomia, ecologia, sociologia e economia. “Através de um trabalho harmonizado com a natureza, o produtor pode ofertar alimentos que promovam não apenas a saúde do consumidor, mas também do planeta como um todo, e é isso que pretendemos passar para cada um dos produtores”, ressalta Sônia Loureiro.

“Esse é mais um projeto da Cohidro que está incessantemente buscando inserir os agricultores familiares dos perímetros irrigados em novos arranjos produtivos, disseminando a importância do consumo de alimentos limpos, livres de agrotóxicos, que tanto mal fazem à saúde, além de oportunizar o contato direto do produtor com o consumidor”, justifica a engenheira.

O projeto

Ao todo, serão 100 famílias beneficiadas pelo Pais. O projeto, firmado através de uma parceria entre o Sebrae/SE e a Cohidro, tem como objetivo principal, dar ao agricultor acesso aos produtos agroecológicos, que irão potencializar a alimentação por meio de fontes protéicas.

Cada família selecionada irá receber um kit composto por caixa d’água de cinco mil litros, braçadeira, conector para fita gotejadora, emenda de fita gotejadora, registro, niple, flange, filtro, adaptador, rolo de teflon, mangueira, fio de cobre, disjuntos, 10 galinhas caipiras, um galo, tela para galinheiro, bebedor e comedor para aves, insumos orgânicos e mini telados com bandejas para mudas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.