[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Vinte agricultores familiares do município de Feira Nova participaram nesta quinta-feira, 8, do curso de capacitação prática do projeto ‘Cultivando o Sertão do São Francisco’. A iniciativa trabalha com o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) e está sendo implantada no interior de Sergipe pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).

O técnico da secretaria, Lucas Travassos Déda, explicou que a capacitação está dividida em várias etapas. “Hoje, os produtores vão aprender na prática como é que funciona o projeto, que inclui a cultura de diversos produtos em hortas circulares, com a criação de galinhas no centro. Amanhã, iremos fechar a capacitação com  a instalação dos kits de irrigação”, frisou Lucas.

A tecnologia Pais é desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com o consultor da instituição, Clélio Vilanova, o projeto trará benefícios para o agricultor e a comunidade em geral na medida em que estimula o plantio sem agrotóxicos e dissemina os conceitos de alimentação saudável. “O sistema traz muitas vantagens”, avaliou.

Lauro Vieira Santos, agricultor proprietário de uma área onde o modelo Pais está sendo implantado, agradeceu à iniciativa do Governo do Estado. “É um bom projeto, além disso, é uma grande ajuda para o pequeno agricultor. Dele, vou poder melhorar o sustento da minha família e ainda gerar renda. Ou seja, vai ser bem melhor”.

Também acompanhando a capacitação dos produtores, o secretário de Agricultura do município, Heribaldo Vieira, avaliou o projeto um ponto fundamental para agricultura familiar. “É muito importante esse projeto para município e, aqui no povoado Pau Ferro, esses agricultores que já trabalham com a plantação terão mais um incentivo”.

O projeto

O modelo de tecnologia social Pais integra o projeto ‘Cultivando o Sertão do São Francisco’ e possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização. A construção das unidades Pais é realizada através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de convênios firmados com os governos estaduais.

Cada unidade atende à uma família, escolhida por uma comissão formada pelas equipes técnicas dos estados, dos municípios e dos Territórios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads). A tecnologia social Pais pode ser utilizada por agricultores familiares, acampados e pré-assentados da Reforma Agrária e comunidades quilombolas, entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.