[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de reforçar cada vez mais o estilo de agricultura sustentável e da segurança alimentar e nutricional em Sergipe, aconteceu na última quarta feira, 11, na sede da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) mais um curso sobre Sistema de Produção Orgânica.

O encontro contou com a participação da Organização de Controle Social (OCS) do Município de Porta da Folha, a qual agrega agricultores familiares de três comunidades e dois assentamentos, além de representantes dos municípios de Gararu e Monte Alegre, o que resultou na participação de 15 pessoas.
 
O curso foi realizado em três módulos onde foram trabalhadas as questões técnicas e teóricas da referida atividade, sendo dois módulos realizados no assentamento Ilha do Ouro e o último em Aracaju, com uma visita dos participantes à Feira Orgânica na Sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos (Aease), coordenada pela Associação dos Produtores Orgânico de Itabaiana (Asproagre). Na ocasião os agricultores trocaram diversas experiências sobre suas atividades produtivas e sobre o funcionamento de suas organizações.
 
Dentre os conteúdos abordados, foram destaques a situação da produção orgânica no Brasil; os tipos de certificação da produção orgânica para a comercialização; a necessidade do controle social para garantir o estilo de agricultura sustentável; os conceitos e critérios de criação da Organização de Controle Social; declaração do Ministério da Agricultura para habilitação dos produtores orgânicos comercializarem direto aos consumidores sem certificação; Segurança Alimentar e Nutricional destacando seu conceito ampliado; formas de desperdícios de alimentos; população em situação de insegurança alimentar e nutricional; e a necessidade de garantir o acesso das populações excluídas aos alimentos em termos de quantidade e qualidade.
 
Os conteúdos e reforços sobre a importância da produção orgânica foram trabalhados pelos articuladores das redes de Produtos e Mercados Diferenciados, Wagner Brito, de Formação de Agentes de Ater, Angélica Freitas, e de Metodologias Participativas de Ater, Abeaci dos Santos e além da Coordenação da Coordenadoria de Agricultura, na pessoa do seu coordenador Delmo Naziazeno.
 
Na oportunidade o grupo, composto por oito agricultores, visitou a feira de produtos agroecológicos da agricultura familiar que acontece toda quarta-feira Aease, onde puderam trocar experiências sobre comercialização com outros agricultores.
 
Para o presidente da OCS Feira de Produtos da Nossa Terra, em Porto da Folha, Francisco Antônio Lima, o momento foi de análise de todo o processo desenvolvido pelos agricultores que comercializam na Aease. “Conhecemos de tudo um pouco. O que chamou a atenção foi a organização com que eles tem com a comercialização, com a variedade dos produtos, com a composição do preço e, principalmente, com a forma como eles valorizam os clientes”, destacou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.