[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Assentamento Lagoa das Areias, no município de Poço Redondo é exemplo dá boa aplicação dos recursos públicos e de como lidar com a terra de modo sustentável. O cultivo da agricultura orgânica, a diversificação do plantio e o aproveitamento da água da chuva estão entre as iniciativas destes agricultores familiares. Eles receberam do Governo do Estado sementes de milho e recursos para plantio de palma forrageira, mas foram além, plantando abobora, melancia e várias hortaliças.

Com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, as 50 famílias deste assentamento receberam recursos para implantação de palmas forrageiras, por meio da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), e semente de milho por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro). Os bons resultados foram conferidos numa visita que contou com a participação do prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, o deputado estadual João Daniel, e técnicos do governo estadual.

A diretora de Operações da Pronese, Marta Leão, disse que o acompanhamento é importante para ampliação destas experiências. “Estamos acompanhando o desenvolvimento das ações dos projetos escolhidos pela comunidade e, um dos exemplos, a plantação de palma forrageira que está sendo verificada como uma solução importante para a alimentação dos animais na época de longa estiagem, disse a diretora”.

“O Governo de Sergipe através do Programa Prosperar está procurando valorizar o produtor rural com projetos que tragam melhorias de qualidade de vida e oportunidade de emprego e ressaltou ainda, que o município de Poço Redondo foi o que mais recebeu investimentos da Pronese no valor de R$ 2.337.403,37, beneficiando 1.198 famílias” explicou a diretora.

A satisfação dos agricultores

O cordelista e agricultor rural Manoel Belarmino dos Santos, dono de um hectare de terra do Assentamento Lagoa das Areias, no município de Poço Redondo, disse que desde criança convive com a terra acompanhando os pais, onde aprendeu respeitar, plantar, cuidar e colher o que se planta com dedicação e sempre respeitando o meio ambiente.

“Para nós agricultores familiares a terra significa vida, um ponto de partida para viver, trabalhar e gerar renda. No meu lote de terra, planto palma forrageira, milho, abóbora, laranja, umbu, melancia e canteiro de coentro orgânico. Por exemplo, um canteiro de 5m de coentro e cebolinha levam 30 dias para crescer e serve para o nosso próprio consumo e também vender na feira, gerando renda de 150,00 reais por canteiro”.

Na visão do beneficiário, ser dono do lote de terra é uma benção de Deus e agradeço ao governo de Sergipe, à Pronese e ao Banco Mundial pela oportunidade que eu e os meus companheiros estamos tendo de trabalhar e ter melhor qualidade de vida com nossas famílias.

A líder comunitária e presidente da Associação do Assentamento Lagoa das Areias, Maria de Lourdes Alves São Mateus, comentou que o projeto de palma forrageira é uma solução para alimentar os animais na época da seca. “Criamos gado, ovelhas, porcos, galinhas e guinés. E o projeto da palma chegou numa boa hora para a alimentação do gado, misturada com farelo de milho, trigo e caroço de algodão”.

A palma forrageira trouxe benefício para o produtor rural, porque o gado leiteiro alimentado produz mais leite e assim podemos alimentar nossa família, produzir queijo, doces, e gerar renda.  O governo de Sergipe está mudando nossas vidas para melhor. Agora precisamos de um trator para arar a terra e preparar o solo para plantar.

A nossa associação veio a quatro anos do Movimento Sem Terra (MST). Temos 70 famílias participando e a maioria são mulheres trabalhadoras rurais. Queremos ampliar a criação de ovelhas e sonhamos com esse projeto, porque sabemos que trabalhar com estes pequenos animais é um bom negócio para nosso alimento e também gerar renda.

Deputado constata os benefícios

O deputado estadual João Daniel destacou que em Poço Redondo mais de 70% da população vive no meio rural e, por isso, é fundamental a presença do governo. “Os projetos que tivemos a oportunidade de conhecer são fundamentais, principalmente na área da palma forrageira, que é a alimentação principal do gado”, disse.

Para o deputado, o papel da Pronese e do Programa de Combate à Pobreza Rural (Prosperar) para Poço Redondo e toda a região semiárida é de fundamental importância, no sentido de que após o período de estiagem várias associações puderam ter suas áreas de palma replantadas. O deputado disse ainda que, são muitas associações que totalizam 400 famílias beneficiadas pela Pronese com um hectare de palma consorciada com outras plantações.

“É fundamental o papel da Pronese no sentido do desenvolvimento do município de Poço Redondo, da pecuária e da manutenção daquelas famílias no campo com melhores condições de vida”, destacou o deputado João Daniel.

O engenheiro Moises da Silva França, secretário executivo do Conselho Municipal de Poço Redondo, disse que a implantação da Palma Forrageira orgânica nos 50 hectares irá aumentar a capacidade de suporte forrageiro no Assentamento Lagoa das Areias, beneficiando 50 famílias assentadas e funcionará como um difusor de tecnologia, uma vez que a variedade de cultivar a palma a ser implantada será do tipo doce ou miúda, de boa aceitação na alimentação dos animais. Essa variedade de palma é muito pesquisada pela EMBRAPA no semiárido com ótima resistência às pragas e doenças.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável através da diversificação dos sistemas produtivos, fomentando a expansão da produção de palma orgânica, gerando emprego, favorecendo o aumento da renda familiar, inclusão social, e consequentemente a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas com a redução da pobreza rural. Moisés comenta ainda, “várias práticas agrícolas estão incluídas, tais como: preparo de solo, adubação de fundação, aquisição, beneficiamento das sementes, plantio, adubação de cobertura, tratos culturais, colheita e beneficiamento entre outros que será realizado na forma de mutirões envolvendo todos os beneficiários”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.