Agreste sergipano conhece Plano de Desenvolvimento da Educação
Um diagnóstico da situação educacional de Sergipe foi apresentado pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, na tarde da última terça-feira, 21, no auditório do Pólo da Universidade Federal de Sergipe, em Itabaiana, durante a exposição do Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE).
Participaram da palestra educadores, estudantes, lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada dos municípios que integram a região do agreste. O secretário fez um histórico do sistema educacional e informou a decisão do governador Marcelo Déda de construir o Plano com a participação da comunidade.
De acordo com o professor Lima, o maior desafio da educação consiste em implantar uma cultura que valorize a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis e modalidades. O secretário disse que é necessário desenvolver ações que busquem a redução do número de analfabetos e aumentem as oportunidades relativas ao ensino profissional.
José Fernandes informou que o número de analfabetos em Sergipe passou a aumentar a partir de 2003, e hoje atinge um total de 284 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos, o que corresponde a 19,7% da população. Ainda segundo o professor, o percentual de analfabetos funcionais na mesma faixa de idade também voltou a crescer e hoje chega a 34,1%.
Para mudar o quadro do analfabetismo, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), através do Sergipe Alfabetizado, programa do PDE idealizado em sintonia com o Brasil Alfabetizado do Governo Federal, coloca como meta a alfabetização de 120 mil jovens e adultos em quatro anos. José Fernandes de Lima disse que professores de vários pontos do estado já estão se somando para atuar no programa e que as prefeituras municipais, instituições públicas e privadas firmaram convênios para ofertar o programa em suas localidades.
O secretário da Educação informou aos participantes da reunião que na região do agreste a taxa de analfabetismo de acordo com o Censo 2000, chega a mais de 40%, como é o caso de Carira (44,1%), Pinhão (41,1%), Nossa Senhora Aparecida (47,4%) e São Miguel do Aleixo (41,5%).
Ensino Profissional
Com relação ao ensino profissional, o secretário disse que o PDE tem como meta expandir a oferta para 30% das matrículas do ensino médio, através da implantação de aproximadamente oito Centros de Educação Profissional até 2009.
A modernização administrativa, implantação da gestão democrática das escolas e a recuperação da auto-estima dos professores e trabalhadores do setor, também foram citadas pelo secretário como itens importantes para o desenvolvimento da educação.
Repercussão
Na ocasião, a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, falou da importância da reunião. "O governo entra em sintonia com o agreste para garantir uma educação de qualidade", disse. A prefeita falou que os índices educacionais do Estado atualmente são estarrecedores, mas o governo Déda tem compromisso com a mudança. "Através de seus técnicos, ele vai reverter a situação", aposta.
O diretor da DRE 9, professor Reynolds Alves Santana, também enalteceu o PDE. Para ele, essa ação pioneira de discutir a proposta com a comunidade mostra o real sentido de mudança que está sendo estabelecida pelo atual governo.
Debate
O encontro do secretário e técnicos da SEED com a comunidade do agreste sergipano também possibilitou a realização de um debate. O professor José Fernandes tirou dúvidas, respondeu perguntas e esclareceu situações. Na próxima terça-feira, 28, o secretário da Educação apresenta o PDE no município de Nossa Senhora das Dores, sede da DRE 5.
A apresentação do Plano de Desenvolvimento da Educação em Itabaiana, sede da Diretoria Regional de Educação (DRE 9), reuniu representantes de Pedra Mole, São Domingos, Campo do Brito, Areia Branca, Ribeirópolis, Frei Paulo, Malhador, Pinhão, Macambira, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Carira e São Miguel do Aleixo. A região possui 52 escolas e 25 mil alunos. Também participaram dirigentes de órgãos e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de Itabaiana.
A exposição do PDE em Itabaiana contou ainda com a apresentação da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e do grupo de dança formado por alunos do Colégio Estadual Murilo Braga.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Agreste sergipano conhece Plano de Desenvolvimento da Educação – Foto: Juarez Silveira/Educação