[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Visando dar continuidade às atividades e iniciando o processo da gestão associada e compartilhada dos resíduos sólidos, o Consórcio Público de Saneamento Básico do Agreste Central, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realiza o I Encontro do Consórcio Público de Saneamento Básico do Agreste Central Sobre Coleta Seletiva. A reunião ocorreu na manhã de hoje, às 8h, na Câmara de Vereadores do município de Itabaiana.

No bojo da reunião, a técnica da Superintendência de Educação Ambiental da Semarh, Ismeralda Barreto, fez uma apresentação do Guia Prático de como implantar a Coleta Seletiva em Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos.  No segmento, houve apresentação da experiência de Reciclagem na Terra Dura. Esse momento foi extraído do Projeto “Feira Limpa, Povo Alimentado”, a qual teve palestra proferida pela assistente social, Andreia Fontes.

A apresentação ficou enriquecida ainda com a apresentação do Processo Produtivo da Indústria de Calçados a partir de Material Reciclado. Uma iniciativa do município de Itabaiana, uma das cidades do consórcio. Os incentivos para a implantação da Coleta Seletiva nos municípios que compõe o Consórcio Público estão sendo feitos pelo Banco do Brasil e ainda pelo Sebrae. A instrução sobre o Contrato de Rateio do consórcio foi um momento realizado pelo assessor jurídico da Semarh, o advogado Breno Bergson.
 
Na oportunidade, a técnica da Semarh, Noêmia Lobão, fez uma breve apresentação sobre a importância de os municípios se engajarem no processo da Agenda Ambiental da Administração Pública, a A3P.

Histórico

Prefeitos de 17 municípios que compõem o território do Agreste Central disseram “SIM” e assinalaram positivamente ao ato de Consolidação do Consórcio Público de Saneamento Básico do Agreste Central Sergipano. O marco histórico para o Estado de Sergipe, que dá fim às lixeiras da região, ocorreu no dia 25 de março do ano passado, momento coordenado pessoalmente pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva.

Estão associados ao consórcio público do Agreste os município de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Cumbe, Itabaiana, Macambira, Malhador, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, São Miguel do Aleixo, Siriri, Divina Pastora, São Domingos, Pedra Mole e Frei Paulo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.